Skip to content

Resenha Crítica | Fuga da Realidade (2014)

Fuga da Realidade | Hirngespinster

Hirngespinster, de Christian Bach

.:: 38ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo ::.

Talvez não haja nada pior para uma família do que testemunhar um de seus componentes perdendo a própria saúde física e mental drasticamente. Há um momento que a situação é tão insuportável que nada mais resta a fazer do que encontrar para o enfermo um lar de repouso ou uma clínica até aparecer uma solução mais adequada. Mas o que acontece com aquelas famílias que não estão dispostas a abrir a mão de um dos seus, apostando que a cura está na afetividade?

Em compor o seu segundo longa-metragem, Christian Bach explorou a história real de uma família que passou por este drama. Em “Fuga da Realidade”, o grande Tobias Moretti (que também estava presente em outro filme da Mostra, “O Vale Sombrio“) é quem vive este personagem que vai perdendo o controle de sua própria mente. Antes um arquiteto renomado, Hans Dallinger passa a se privar no escritório de sua própria casa acreditando que há uma conspiração contra ele. O filho Simon (Jonas Nay), a filha Maja (Ella Frey) e a esposa Elli (Stephanie Japp) tentam controlar o novo clima de desarmonia que se instaura no lar.

Christian Bach inevitavelmente cede aos chavões de dramas familiares da mesma linha, comprometendo a construção de Simon, também um protagonista em “Fuga da Realidade”. O jovem Jonas Nay é preciso diante da responsabilidade que Simon exerce como filho mais velho e também no medo de também sucumbir à insanidade quando envelhecer, mas a presença de Verena (Hanna Plass) como um interesse romântico que em breve precisará partir para outra cidade é calculada demais, servindo como um pretexto para que Simon possa externar para alguém de fora os seus receios. De qualquer modo, Christian Bach obtém sucesso ao estabelecer um envolvimento de seus personagens com o público.

Be First to Comment

Follow

Get every new post on this blog delivered to your Inbox.

Join other followers:

%d blogueiros gostam disto: