Skip to content

Resenha Crítica | Eles Voltam (2012)

Eles Voltam

Eles Voltam, de Marcelo Lordello

Diretor e roteirista estreante, o brasiliense radicado em Recife Marcelo Lordello lida em “Eles Voltam” com uma ideia poderosa: ilustrar o processo de amadurecimento de uma criança ao abandoná-la de modo amedrontador em um cenário que desconhece. Claro que este argumento não é inédito, mas é a primeira vez que ele é visto no cinema brasileiro por um viés dramático.

Cris (Maria Luiza Tavares) é a protagonista de “Eles Voltam”, uma menina de 12 anos que é deixada pelos pais no meio da estrada depois de um desentendimento. Ao seu lado está Peu (Georgio Kokkosi), o seu irmão mais velho. Após horas de espera, Peu a deixa afirmando que irá desvendar o que aconteceu com o pai e a mãe deles. Um dia se passa e ninguém a procura, o que causa um estado de angústia extrema.

A segurança aparece com a mobilização do povo local, que abriga Cris enquanto aguardam a possibilidade de relatar o episódio à polícia. Enquanto as possibilidades se desenham – aconteceu um acidente ou o abandono foi intencional? – Cris vive por instantes o cotidiano de pessoas menos favorecidas que sobrevivem com o mínimo que têm.

Crível, a narrativa ganha potência através do trabalho aplicado da inexperiente Maria Luiza Tavares. Em nenhum momento a situação que a sua personagem se encontra a força ao choro fácil e o seu olhar puro comunica a retenção de muitas descobertas em uma realidade que lhe é inédita.

Como ressalva ao trabalho de Marcelo Lordello, há os 40 minutos finais. Submetido a uma reviravolta, o filme segue ditado por um ritmo que priorizava uma lentidão para a absorção dos fatos. Até então perfeitamente calculado, ele não funciona ao narrar os eventos do último ato, tornando excruciantes ações banais como um trabalho escolar. De qualquer modo, “Eles Voltam” atinge o feito de apresentar ao final uma Cris diferente daquela menina insegura deixada à beira da estrada, uma constatação que fascina.

Be First to Comment

Follow

Get every new post on this blog delivered to your Inbox.

Join other followers:

%d blogueiros gostam disto: