Skip to content

Prêmio Review | Melhores de 2014: Direção

Alexander Payne, por Nebraska

Se a idade fosse um fator que realmente comprometesse  o sucesso de qualquer pessoa em uma transição de estudos ou de carreira profissional, Alexander Payne certamente não teria cursado cinema. Tendo estudado História e Literatura Espanhola na Stanford University, o então jovem Alexander Payne decidiu se arriscar em Cinema na University of California at Los Angeles. Formou-se em 1990, tendo quase 30 anos. A sua tese universitária foi o que o levou a realizar “Ruth em Questão”, então seu primeiro longa-metragem. Já nesta produção protagonizada por Laura Dern foi possível identificar elementos que tornariam Alexander Payne um dos maiores cineastas em atividade: o humor mordaz, a coragem em lidar com temas espinhosos com uma autêntica acessibilidade e a construção de personagens errantes capazes de contar com a nossa simpatia.

Em todos os filmes que dirigiu, Alexander Payne jamais abdicou de sua marca autoral, narrando histórias que têm uma proximidade muito forte com as suas origens.  Não seria diferente em “Nebraska”, filme ambientado no estado americano em que nasceu. Com o apoio do diretor de fotografia Phedon Papamichael (seu parceiro desde “Sideways – Entre Umas e Outras”), Alexander Payne conduz com muito afeto a saga de um filho que acompanha o seu pai em uma viagem para resgatar um prêmio inexistente, sempre evidenciando o tempo como um processo que devasta ou consolida memórias, relacionamentos e ações.

Outros indicados: Asghar Farhadi (O Passado) | Jonathan Glazer (Sob a Pele) | Tsai Ming-liang (Cães Errantes) | Wes Anderson (O Grande Hotel Budapeste)

Em 2013: Alfonso Cuarón, por “Gravidade
Em 2012:
Michel Hazanavicius, por “O Artista
Em 2011: Denis Villeneuve, por “Incêndios
Em 2010:
Roman Polanski, por “O Escritor Fantasma
Em 2009: Yôjirô Takita, por “A Partida
Em 2008: Joe Wright, por “Desejo e Reparação”
Em 2007: William Friedkin, por “Possuídos

Be First to Comment

Follow

Get every new post on this blog delivered to your Inbox.

Join other followers:

%d blogueiros gostam disto: