Skip to content

Lançamento de Memórias do Cinema – Um Idioma Universal na 39ª Mostra Internacional de Cinema

Memórias do Cinema - Um Idioma Universal

Memórias do Cinema – Um Idioma Universal
Renata de Almeida (org.)
Editora Brasileira/Produtora Brasileira
464 págs.

.:: 39ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo ::.

Quando se fala com um diretor de cinema, uma das perguntas mais frequentes é sobre as referências que as suas realizações acumulam. Afinal, o ato de ver um filme inspira muitas pessoas, especialmente aqueles que um dia sonham em se aventurar em uma produção cinematográfica, o que implica na revisão da própria bagagem cultural para a construção de uma identidade artística.

A série “Os Filmes da Minha Vida” foi interrompida na edição do ano passado da Mostra. Nela, podemos ler as transcrições integrais de depoimentos de convidados da Mostra que rememoram cada um dos títulos que marcaram as suas trajetórias pessoais e profissionais de algum modo. São lembranças ternas e que felizmente retornam em um livro reestruturado, “Memórias do Cinema – Um Idioma Universal”.

Organizado por Renata de Almeida, atual nome a frente da Mostra após a morte de seu marido, Leon Cakoff, a publicação reúne 18 depoimentos inéditos, todos coletados e transcritos ao longo de dois anos. Lançado pelos selos Editora Brasileira e Produtora Brasileira, “Memórias do Cinema – Um Idioma Universal” conta com as participações de Artur Xexéo, Bráulio Mantovani, Cássio Starling Carlos, Danilo Santos de Almeida, Helvécio Ratton, Ignácio de Loyola Brandão, José Carlos Aveliar, Jean-Michel Frodon, Jia Zhangke, Julio Bressane, Lauro Escorel, Maria do Rosário Caetano, Matheus Nachtergaele, Michel Ciment, Murilo Salles, Tata Amaral, Walter Salles e Zuenir Ventura.

Já disponível, “Memórias do Cinema – Um Idioma Universal” é vendido pelo valor de R$ 35 e terá o seu lançamento realizado amanhã, sexta-feira, na Blooks Livraria SP, às 20h. Uma grata surpresa aos que participarem: o diretor Walter Salles e o ator Matheus Nachtergaele estarão presentes para autógrafos.

Diretores e alguns dos filmes citados em depoimentos:

Bráulio Mantovani: “Cidadão Kane”, “Encurralado”, “A Batalha de Argel”, “Uma Mulher é Uma Mulher”, “O Bandido da Luz Vermelha”.

Jia Zhangke: “Ladrões de Bicicleta”, “Terra Amarela”, “Os Garotos de Fengkuei”.

Julio Bressane: “Aranha”.

Murilo Salles: “8 ½”, “O Encouraçado Potemkin”, “O Ano Passado em Marienbad”, “Blow-up – Depois Daquele Beijo”, “Vidas Secas”.

Tata Amaral: “Independência ou Morte”, “Rio 40 Graus”, “O Grande Momento”, “Roma, Cidade Aberta”, “Acossado”.

Walter Salles: “Luzes da Cidade”, “Tempos Modernos”, “Mamma Roma”, “O Passageiro – Profissão: Repórter”, “Alice nas Cidades”, “Deus e o Diabo na Terra do Sol”, “Não Matarás”.

Serviço:
Blooks Livraria SP
30/10/15, das 20h às 22h
Shopping Frei Caneca, 3º piso, ao lado do cinema
Tel.: (11) 3259-2291

Be First to Comment

Follow

Get every new post on this blog delivered to your Inbox.

Join other followers:

%d blogueiros gostam disto: