Skip to content

Resenha Crítica | Eva & Léon (2015)

Eva & Léon (L’échappée belle)

L’échappée belle, de Emilie Cherpitel

.:: 39ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo ::.

O cinema já produziu uma série de pérolas focadas no relacionamento entre uma criança e um adulto. Em fases distintas da existência humana, os personagens inevitavelmente se deparam tanto com a importância da preservação da inocência no processo de construção da própria identidade quanto com o amadurecimento que deve ser abraçado para assumir grandes responsabilidades.

A chance de sermos reapresentados mais uma vez a este tema com algum afeto desaparece em “Eva & Leon” assim que a protagonista Eva (Clotilde Hesme) joga no lixo a frigideira com o omelete que ela foi incapaz de preparar. Sim, estamos diante de uma mulher de 35 anos cuja maior preocupação são os óculos que usará para ir à cafeteria do bairro. Eva não tem compromissos, não tem habilidades e, ao julgar pelo seu pai rico (participação especial de Peter Coyote), não trabalha.

Léon (Florian Lemaire) também não é um dos personagens mais agradáveis de se acompanhar. É um órfão de 10 anos que a todo o momento foge do orfanato que habita. Diz que está à procura da mãe que o abandonou e persegue Eva mais por interesse de usufruir um pouco de sua vida cômoda do que o desejo de ter perto de si alguém que ocupe a função de figura materna.

Esperava-se muito mais de Emilie Cherpitel em seu primeiro longa-metragem . Diretora assistente de grandes filmes como “Femme Fatale”, “O Mercador de Veneza” e “Maria Antonieta”, Emilie não vai além da sensualidade natural de Clotilde Hesme e o seu texto consegue ser ainda pior ao infantilizar os personagens, os contextos e as suas reações a impasses. O fato de Eva ficar com Leon durante cinco dias sem que qualquer autoridade se manifeste é o menor dos problemas dessa “fantasia” tola, burguesa e sem a menor graça.

Be First to Comment

Follow

Get every new post on this blog delivered to your Inbox.

Join other followers:

%d blogueiros gostam disto: