Skip to content

Resenha Crítica | Absorvição (2015)

Absorvição (Henkesi edestä)

Henkesi edestä, de Petri Kotwica

.:: 39ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo ::.

Com cinco longas no currículo, o cineasta Petri Kotwica é apresentado pela primeira vez ao público brasileiro com “Absorvição”. A produção finlandesa foi um dos destaques do Foco Nórdico da 39ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo e também confere um tema recorrente na seleção de filmes para a edição: as ações inadequadas que assumimos a partir de um acidente.

Autor do roteiro ao lado de Johanna Hartikainen, Petri Kotwica definitivamente não alivia a barra. Temos como protagonista Kiia (Laura Birn, muito parecida com a atriz Gwyneth Paltrow), casada com o padre Lauri (Eero Aho) e grávida de seu primeiro filho. Após uma celebração na igreja, Kiia exige dirigir o carro, pois Lauri tomou algumas taças de champanhe acima do recomendável para conduzir um veículo.

De repente, Kiia entra em trabalho de parto prematuro e as dores das contrações a fazem atropelar algo a caminho do hospital. Lauri sai do veículo e retorna assegurando que ela atingiu um veado que andava pela estrada. Eis que somos apresentados a Hanna (Mari Rantasila, ótima) e logo descobrimos que a vítima foi o seu companheiro, Timo (Teijo Eloranta). Há o encontro entre essas duas mulheres. E a despedida é desconcertante, pois Kiia sai dele comemorando a saúde do bebê enquanto Hanna parece preparada para o luto.

Ao não fazer mistério sobre o acidente, “Absorvição” imediatamente posiciona os personagens em uma encruzilhada. Kiia é bem-intencionada, mas não quer assumir para Hanna a autoria do acidente quando todas as evidências a apontam como culpada. Lauri adota a imunidade religiosa e foge da responsabilidade como o diabo da cruz. E Hanna definitivamente não está confortável no papel desolador de uma esposa vendo o seu amado definhando. Se não é um grande filme, “Absorvição” merece ser descoberto por não recuar diante de suas consequências severas, dignas de um bom conto moral.

Be First to Comment

Follow

Get every new post on this blog delivered to your Inbox.

Join other followers:

%d blogueiros gostam disto: