Skip to content

Mostra: O Cinema Total de David Lean (de 16.12 a 11.01)

British film director, David Lean. (Photo by Evening Standard/Getty Images)

O britânico David Lean foi um dos nomes mais importantes a consolidar o que é conhecido como épico em Hollywood. Além do registro de episódios históricos do passado, Lean conferia uma grandiosidade que atingia todos os aspectos de uma produção: o orçamento, a duração, o elenco, os cenários e o caráter de herói. A filmografia do cineasta, composta por 18 títulos (excetua-se dela “Major Barbara”, o qual não foi creditado), será exibida na íntegra na Mostra O Cinema Total de David Lean, organizada pelo Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo.

Nascido em 25 de março de 1908, David Lean abandonou ainda jovem a carreira de contador para se dedicar ao cinema. Antes de seu primeiro filme como diretor, construiu um currículo respeitável como montador, tendo créditos em quase 30 produções. Nas suas primeiras experiências na condução de um filme, destacou-se ao co-dirigir com Noël Coward “Nosso Barco, Nossa Alma”, indicado a duas estatuetas do Oscar.

O sucesso de “Desencanto”, um romance ousado à época, foi essencial para Lean ser convocado para dirigir duas adaptações de Charles Dickens: “Grandes Esperanças” (1946) e “Oliver Twist” (1948). 10 anos depois, viria a dirigir os clássicos pelos quais é conhecido por todos: “A Ponte do Rio Kwai” (1957), “Lawrence da Arábia” (1962), “Doutor Jivago” (1965), “A Filha de Ryan” (1970) e “Passagem para a Índia” (1984), o seu canto do cisne.

Na Mostra, que também traz “Paralelo 49”, uma das produções em que atuou como montador, uma boa parte da seleção de títulos será projetada em 35mm, como “A Filha de Ryan” e “Doutor Jivago”. É uma bela oportunidade para todos os cinéfilos conhecerem a imensidão de seu cinema. Para mais informações, recomendamos uma consulta ao site da CCBB. A programação, para consulta a seguir, é aberta hoje, 16 de dezembro, às 16h30, com “Sem Barreira no Céu” e vai até o dia 11 de janeiro.

Confira trechos de alguns filmes de David Lean:

.

Programação:

.

16.12 16h30 Sem Barreira no Céu
19h Nosso Barco, Nossa Alma
.
17.12 16h30 Oliver Twist
19h Debate: mediado pelo curador José de Aguiar, com a presença dos palestrantes e críticos Paulo Ricardo Gonçalves de Almeida e Raul Arthuso.
.
18.12 16h Papai é do Contra
18h30 A Ponte do Rio Kwai
.
19.12 15h30 Uma Mulher do Outro Mundo
17h30 Lawrence da Arabia
.
20.12 15h30 Nosso Barco, Nossa Alma
18h Doutor Jivago
.
21.12 16h30 Paralelo 49
19h Uma Mulher do Outro Mundo
.
23.12 15h Este Povo Alegre
17h30 A Maior História de Todos os Tempos
.
26.12 15h30 Grandes Esperanças
18h Oliver Twist
.
27.12 15h30 A Ponte do Rio Kwai
18h30 Quando o Coração Florece
.
28.12 16h30 Este Povo Alegre
19h Sem Barreira no Céu
.
30.12 15h30 Papai é do Contra
17h30 Lawrence da Arabia
.
2.1 15h Quando o Coração Florece
17h A Filha de Ryan
.
3.1 15h Grandes Esperanças
17h30 Doutor Jivago
.
4.1 15h30 A Maior História de Todos os Tempos
19h Madeleine
.
6.1 16h Passagem para a India
19h A História de uma Mulher
.
7.1 16h30 Madeleine
18h30 Desencanto
.
8.1 15h30 A História de uma Mulher
17h30 A Filha de Ryan
.
9.1 14h30 Doutor Jivago
18h Passagem para a India
.
10.1 15h30 A Ponte do Rio Kwai
18h30 Desencanto
.
11.1 15h30 Paralelo 49
17h30 Lawrence da Arabia

 

LAWRENCE-SPTI-67.tif

O CINEMA TOTAL DE DAVID LEAN – Produções exibidas:

COMO DIRETOR:
– A Filha de Ryan (Ryan’s Daughter, 1970)
Sinopse: Em uma cidade irlandesa, um rapaz com deficiência mental expõe para todos da cidade que uma mulher casada está tendo um caso com um oficial britânico.
Direção: David Lean
Roteiro: Robert Bolt
Fotografia: Freddie Young

– A História de uma Mulher (The Passionate Friends, 1949)
Sinopse: Um casal apaixonado entra em conflito já que a moça precisa se casar com um homem mais velho.
Direção: David Lean
Roteiro: Eric Ambler
Fotografia: Guy Green

– A Maior História de Todos Os Tempos (The Greatest Story Ever Told, 1965)*
Sinopse: A vida de Jesus de Nazaré. Seu nascimento, as pregações, milagres, julgamento, crucificação e ressurreição.
Direção: George Stevens
Roteiro: James Lee Barrett e George Stevens
Fotografia: Loyal Griggs
* O Prólogo do filme (Genesis) foi dirigido por David Lean.

– A Ponte do Rio Kwai (The Bridge on the River Kwai, 1957)
Sinopse: Depois de liquidar suas diferenças com o comandante de um campo de prisioneiros japonês, um coronel britânico coopera para supervisionar seus homens na construção de uma ponte ferroviária para os seus captores – enquanto permanece alheio aos planos dos Aliados para destruí-la.
Direção: David Lean
Roteiro: Carl Foreman e Michael Wilson
Fotografia: Jack Hildyard

– Desencanto ou Breve Encontro (Brief Encounter, 1945)
Sinopse: Laura e Alec se conhecem por acaso em uma estação de trem, quando ele remove um cisco do olho dela. Ele é médico, ela é dona de casa. Ambos são de classe média, têm meia-idade e são razoavelmente felizes em seus casamentos. Em pouco tempo passam a se encontrar todas as quintas-feiras, mas apenas como bons amigos. Gradativamente surge uma paixão mútua e eles continuam a se encontrar regularmente, apesar de saberem que este amor é impossível.
Direção: David Lean
Roteiro: Noel Coward
Fotografia: Robert Krasker

– Doutor Jivago (Doctor Zhivago, 1965)
Sinopse: O filme conta sobre os anos que antecederam, durante e após a Revolução Russa pela ótica de Yuri Zhivago, um médico e poeta. Yuri fica órfão ainda criança e vai para Moscou, onde é criado. Já adulto se casa com a aristocrática Tonya, mas tem um envolvimento com Lara , uma enfermeira que se torna a grande paixão da sua vida. Lara antes da revolução tinha sido estuprada por Victor Komarovsky, um político sem escrúpulos que já tinha se envolvido com a mãe de Lara, e se casou com Pasha Strelnikoff, que se torna um vingativo revolucionário. A história é narrada em flashback por Yevgraf de Zhivago, o meio-irmão de Yuri que procura a sua sobrinha, que seria filha de Jivago com Lara. Enquanto Strelnikoff representa o “mal”, Yevgraf representa o “bom” elemento da Revolução Bolchevique.
Direção: David Lean
Roteiro: Robert Bolt
Fotografia: Freddie Young

– Esta Nobre Raça (This Happy Breed, 1944)
Sinopse: Esta Nobre Raça se inicia logo após o fim da Primeira Guerra Mundial. O filme trata de uma série de fatos marcantes na vida dos Gibbons, uma família de operários que se estabelece em um novo lar em Clapham, no sul de Londres.
Direção: David Lean
Roteiro: Ronald Neame, Anthony Havelock-Allan e David Lean
Fotografia: Ronald Neame

– Grandes Esperanças (Great Expectations, 1946)
Sinopse: O pobre Pip, ainda criança, apaixona-se por Estella, que vive com a amargurada e estranha avó numa mansão em ruínas. Financiado por um misterioso padrinho, Pip muda-se para Londres, onde se torna um esnobe almofadinha, mas seu coração continua pertencendo à fria Estella.
Direção: David Lean
Roteiro: Ronald Neame, Anthony Havelock-Allan e David Lean
Fotografia: Guy Green

– Lawrence of Arabia (Lawrence of Arabia, 1962)
Sinopse: Em 1935, quando pilotava sua motocicleta, T.E.Lawrence (Peter O’Toole) morre em um acidente e, em seu funeral, é lembrado de várias formas. Deste momento em diante, em flashback, conhecemos a história de um tenente do Exército Inglês no Norte da África, que durante a 1ª Guerra Mundial, insatisfeito em colorir mapas, aceita uma missão como observador na atual Arábia Saudita e acaba colaborando de forma decisiva para a união das tribos árabes contra os turcos.
Direção: David Lean
Roteiro: Robert Bolt
Fotografia: Freddie Young

– Madeleine (Madeleine, 1950)
Sinopse: Uma jovem escocesa rica é acusada de envenenar seu amante.
Direção: David Lean
Roteiro: Nicholas Phipps e Stanley Haynes
Fotografia: Guy Green

– Nosso Barco, Nossa Alma (In Which We Serve, 1942)
Sinopse: O navio Torrin resiste bravamente a um ataque das potências do Eixo, porém precisa retornar às praias inglesas para reparos. De volta à ativa, ele participa da retirada de Dunquerque e acaba por afundar em Creta, vitimado pelo inimigo. Enquanto aguardam socorro, os sobreviventes revelam porque e para quem continuam a lutar.
Direção: David Lean e Noel Coward
Roteiro: Noel Coward
Fotografia: Ronald Neame
* Não recebeu o crédito de diretor

– Oliver Twist (Oliver Twist, 1948)
Sinopse: Oliver Twist é um órfão entre as centenas que sofrem com a fome e o trabalho escravo na Inglaterra vitoriana. Vendido para um coveiro, ele sofre com a crueldade da família deste e acaba fugindo para Londres. Lá ele é recolhido das ruas por Artful Dodger, um ladrão que o leva até Fagin, um velho que comanda um exército de pequenos marginais. Quando Oliver conhece um bondoso homem em quem finalmente enxerga um possível pai, Fagin teme que ele denuncie seu esquema.
Direção: David Lean
Roteiro: Stanley Haynes e David Lean
Fotografia: Guy Green

– Papai É do Contra (Hobson’s Choice, 1954)
Sinopse: Henry Hobson é um alcoólatra viúvo que tem em sua sapataria suas três filhas empregadas sem precisar pagá-las nenhum salário e um exímio sapateiro, Will Mossop. Hobson decide casar suas duas filhas mais novas, enquanto a mais velha, Maggie, ele calunia pelos pubs da cidade a fim de mantê-la solteira, já que é a mais eficiente nos negócios. Por despeito, Maggie decide casar com o iletrado Will, e juntos montam uma nova sapataria que leva Hobson a loucura ao perceber que não só os negócios do casal vão de bem a melhor, como seus clientes simplesmente o abandonam em favor da loja de Will e Maggie.
Direção: David Lean
Roteiro: Norman Spencer, Wynyard Browne e David Lean
Fotografia: Jack Hildyard

– Passagem para a Índia (A Passage to India, 1984)
Sinopse: No final dos anos 20 Adela Quested, uma rica inglesa de idéias liberais, viaja para fora do país pela primeira vez, indo à Índia para encontrar seu noivo. O choque cultural acontece, mas quando tudo parecia facilitar a integração Adela acusa o jovem Dr. Aziz de tentativa de estupro durante um passeio até as cavernas de Marabar.
Direção: David Lean
Roteiro: E. M. Forster e David Lean
Fotografia: Ernest Day

– Quando o Coração Floresce (Summertime, 1955)
Sinopse: Jane Hudson (Katharine Hepburn) é uma mulher solteira que trabalha como secretária em Ohio. Ela junta as economias para realizar uma viagem a Veneza, em busca de onde um grande romance. Lá conhece Renato Di Rossi (Rossano Brazzi), por quem se apaixona. Toda sua alegria é abalada quando descobre que ele é casado. Decidida a se reerguer e levar o romance adiante, ela decide encarar todas as consequências pela paixão
Direção: David Lean
Roteiro: H. E. Bates e David Lean
Fotografia: Jack Hildyard

– Sem Barreira no Céu (The Sound Barrier, 1952)
Sinopse: Tony é um bem sucedido piloto durante a Segunda Guerra Mundial que se casa com a herdeira de um magnata da aviação. O sogro de Tony está obcecado em romper a barreira do som com seu novo modelo a jato. As convenientes habilidades do rapaz facilitam a sua aceitação na família da esposa, sendo que ela passa a temer ficar viúva a qualquer momento.
Direção: David Lean
Roteiro: Terence Rattigan
Fotografia: Jack Hildyard

– Uma Mulher do Outro Mundo (Blithe Spirit, 1945)
Sinopse: Depois de uma sessão de espiritismo com a estranha Madame Arcati, o escritor Charles Condomine (Rex Harrison) é atormentado pela visão de sua ex-mulher Elvira (Kay Hammond). No entanto, sua atual esposa, Ruth (Constance Cummings) se recusa a acreditar nele.
Direção: David Lean
Roteiro: Ronald Neame, Anthony Havelock-Allan e David Lean
Fotografia: Ronald Neame

COMO MONTADOR:
– Paralelo 49 ou Invasão de Bárbaros (49th Paralell, 1941)
Sinopse: Segunda Guerra Mundial. Durante uma embarcação para o Canadá, um submarino nazista afunda e apenas alguns tripulantes sobrevivem. Para fugir dos militares canadenses, os alemães navegam até a baía de Hudson, onde buscarão fontes de sobrevivência para continuar sua jornada de capturadas.
Direção: Michael Powell
Roteiro: Emeric Pressburger
Edição: David Lean
Fotografia: Freddie Young

 

Serviço:
Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo
Rua Álvares Penteado, 112
Sé – São Paulo
Entrada: R$4,00 (inteira) e R$2,00 (meia)
Lugares: 70
Classificação indicativa: de acordo com o filme
Telefone para informações: (11) 3113.3651

Be First to Comment

Follow

Get every new post on this blog delivered to your Inbox.

Join other followers:

%d blogueiros gostam disto: