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Resenha Crítica | O Roubo da Taça (2016)

O Roubo da Taça, de Caíto Ortiz 

Mesmo que o diretor Caito Ortiz e o roteirista Lusa Silvestre façam um resgate cômico sobre o roubo da taça Jules Rimet em 1983, é curioso notar como poucas coisas evoluíram após três décadas. Bem como no passado, o Brasil vive um período de crise, com a infração nas alturas, o aumento a cada dia do desemprego e um sentimento coletivo de desesperança.

Por tudo isso, é compreensível a comoção que se impôs quando a CBF anunciou o roubo da taça Jules Rimet, um símbolo de orgulho para uma nação aos frangalhos que ao menos se provou vitoriosa por três vezes no gramado, número de edições da Copa que um país precisava ganhar para conquistar o objeto. O fato de termos servido de palco para receber a Copa 2014 e as Olimpíadas 2016 só estreitam os paralelos.

Em “O Roubo da Taça”, a recriação do crime é relativamente fiel. São os personagens os elementos mais ficcionais da produção, especialmente Dolores (Taís Araújo), não somente a companheira de Peralta (Paulo Tiefenthaler), o idealizador do roubo, como também a narradora informal da história e a única figura que não existia na realidade.

Agente de seguros, Peralta vive na pindaíba por sustentar o vício em jogos de azar. Quando deve um valor exorbitante, as abordagens de Bispo (Hamilton Vaz Pereira), o seu agiota, ganham um tom de ameaça. Vem assim o esquema com o seu amigo Borracha (Danilo Grangheia) em tomar a réplica da taça Jules Rimet na sede da CBF e revendê-la.

No entanto, a dupla de paspalhos descobre a partir dos noticiários que a taça em exibição era a original. O crime, claro, se transformou em um escândalo e as investigações da Polícia Federal, temida como nunca em um Brasil ainda no período de ditadura, buscava intervir com métodos nada éticos. Por isso a insegurança de Peralta e Borracha, que se veem em apuros para repassar a taça.

Além da história, é importante salientar o quanto “O Roubo da Taça” é fiel na recriação de uma época. Premiado no Festival de Gramado, Fábio Goldfarb assina uma direção de arte que deslumbra principalmente pela atenção aos pequenos detalhes, como os rótulos de produtos e os utensílios comuns no cotidiano da classe média. Também laureado em Gramado, o diretor de fotografia Ralph Strelow encontra as cores certas para preservar uma atmosfera retrô sem que ela soe falsificada.

Raridade em nossas comédias, “O Roubo da Taça” consegue fazer com que a narrativa iguale o mesmo refinamento de sua estética. Com senso de ritmo, Caito Ortiz também é dono de um bom timing cômico, jamais permitindo que o humor se exceda ao ponto de fazer chacota de uma história verídica com alguns traços sombrios. Outra distinção é como os personagens parecem estar diante de uma linha invisível que separa o heroísmo da vilania, um alívio em uma safra que se preocupa tanto em fabricar lições de moral.

+ Estivemos na coletiva de imprensa de “O Roubo da Taça”. Para acompanhar os destaques da conversa com os jornalistas, clique aqui.

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