Skip to content

Resenha Crítica | Suite Armoricaine (2015)

Suite Armoricaine, de Pascale Breton

.:: INDIE 2016 Festival Cinema ::.

Mais conhecida como roteirista do que como diretora, Pascale Breton obteve um prêmio em 2005 no Festival de Roterdã por “Illumination”, a sua estreia pouco vista na direção de um longa-metragem. O retorno atrás das câmeras vem 10 anos depois com “Suite Armoricaine”, no qual traz alguns traços autobiográficos.

O principal deles talvez seja o aproveitamento de sua atuação como geógrafa, uma carreira anterior a sua atuação no cinema. O mapeamento de uma paisagem passada vem a ser um forte elemento dramático de uma premissa que destaca dois personagens: a professora de história da arte Françoise (Valérie Dréville, de “A Questão Humana”) e o estudante de geografia Ion (o estreante Kaou Langoët).

Em comum, ambos encontram em Rennes um refúgio, uma oportunidade para omitirem a existência de dois indivíduos que aparentemente emperram os seus progressos. Enquanto Françoise está presa a um relacionamento com rumos que não a agradam, Ion quer cortar todos os laços com a sua mãe (a ótima Elina Löwensohn, ex-musa de Hal Hartley), que vive imersa em atitudes autodestrutivas.

Pascale Breton inicia muito bem o seu drama, seduzindo especialmente pela intimidade com a qual registra o namoro de Ion com Lydie (Manon Evenat), a sua colega de classe cega, e o encantamento nos olhares de Françoise diante de um recomeço. No entanto, não há como não se incomodar com uma certa inabilidade em reconhecer o potencial da linguagem que está lidando tanto na direção quanto no texto.

“Suite Armoricaine” passa a ser maçante não apenas pela sua metragem abusiva de duas horas e meia, mas também pelo desprendimento que tem por suas figuras secundárias e o recurso em conectar os destinos de Françoise e Ion, algo que redunda o fluxo narrativo. Mesmo obtendo algum reconhecimento ao ser exibido em competição no Festival de Locarno no ano passado, não será desta vez que Breton terá um filme com vida fora do circuito de festivais.

Be First to Comment

Follow

Get every new post on this blog delivered to your Inbox.

Join other followers:

%d blogueiros gostam disto: