Skip to content

Resenha Crítica | O Sonho de Greta (2016)

Girl Asleep, de Rosemary Myers

.:: 40ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo ::.

Um pouco antes de atingir a maioridade, os jovens visualizam nos 15 anos uma fase em que a vida já os preenche de dúvidas e dilemas. É um momento em que se experimenta o primeiro beijo, os estímulos de um corpo que vai ganhando formas, a atração por outra pessoa. Porém, muito mais do que esses tópicos pertinentes ao campo amoroso, a formação do caráter também se efetiva, por vezes determinando o perfil que iremos incorporar na fase adulta.

Na comédia com toques de fantasia “O Sonho de Greta”, a diretora australiana Rosemary Myers está bem sintonizada com essa realidade juvenil ao exibir Greta (Bethany Whitmore) em um novo ambiente escolar e às vésperas de completar 15 anos. Sentindo-se uma alienígena, a garota só conseguiu fazer amizade com Elliott (o engraçado e fofo Harrison Feldman), o rapaz mais ridicularizado da turma.

É uma péssima ocasião para se pensar em fazer uma grande festa de aniversário, algo que os pais de Greta, Conrad (Matthew Whittet) e Janet (Amber McMahon), ignoram. Para não desapontá-los, ela acaba topando a recomendação de uma celebração, resultando em um fiasco que a fará se refugiar em um universo repleto de criaturas que reservam planos misteriosos para Greta.

Especialista na condução de espetáculos infantojuvenis, Rosemary Myers faz uma transposição segura para o cinema do texto de Matthew Whittet, que deve as suas origens aos palcos. No primeiro ato, parece movida pela estética de Wes Anderson, privilegiando uma janela quadrada e planos perfeitos em sua simetria. Um pouco adiante, encontra uma voz própria, especialmente pelo cenário encantado que arquiteta para aprisionar Greta. Só faltaram revisões no texto para polir alguns diálogos que não surtem o efeito cômico pretendido e um pouco mais de sintonia entre o sonho e realidade de Greta.

Be First to Comment

Follow

Get every new post on this blog delivered to your Inbox.

Join other followers:

%d blogueiros gostam disto: