Skip to content

Resenha Crítica | Bench Cinema (2016)

Cinema Nimkat, de Mohammad Rahmanian

.:: 40ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo ::.

Quem está ciente do ambiente de opressão do Irã já deve deduzir que a expressão artística do país está a todo o momento sendo alvo de censura. Não é fácil encontrar subterfúgios para velar os anseios de uma nação e muitos artistas pagam caro por suas atividades. Que o diga Jafar Panahi, que, mesmo em prisão domiciliar e proibido de filmar para o resto de sua vida, viabiliza produções clandestinas que ganham o mundo a partir de transferências ilegais.

Mesmo que Mohammad Rahmanian parta de um registro cômico, o seu “Bench Cinema” é cercado dessa tensão ao apresentar um artista, Nasi (Ali Omrani), que testemunha todo o acervo de filmes de coleções pessoais sendo queimado em praça pública. Mas como qualquer talento com a necessidade de representar, Nasi, então preso pelas autoridades que o repreenderam, localiza a caverna de um colega de cela cercada dos mais diversos clássicos do cinema.

Após um período de isolamento, Nasi abandona o local não vendo somente todos os títulos disponíveis, como também memorizando todas as falas. Assim, dribla a situação não contrariando a lei de não exibir filmes e sim os encenando em locais fechados, logo formando um time batizado de Bench Cinema (cinema de banco), fortalecido especialmente com a presença de uma enfermeira e ex-atriz interpretada pela ótima Mahtab Nasirpour.

Também roteirista, Mohammad Rahmanian transforma “Bench Cinema” em um meio de se reconectar com o seu próprio passado, no qual, assim como Nasi, se via em apuros ao andar com um VHS debaixo do braço nos opressores anos 1980. O seu lado cinéfilo proporciona reimaginações impagáveis de obras como “Um Corpo que Cai”, “Quanto Mais Quente Melhor”, “Três Homens em Conflito” e “O Mágico de Oz”. O senão é que chega um momento em que a narrativa emperra com tantas homenagens, podendo provocar mais exaustão do que satisfação ao término.

Be First to Comment

Follow

Get every new post on this blog delivered to your Inbox.

Join other followers:

%d blogueiros gostam disto: