Skip to content

Resenha Crítica | Fica Mais Escuro Antes do Amanhecer (2016)

Fica Mais Escuro Antes do Amanhecer, de Thiago Luciano

.:: 40ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo ::.

Em festivais de cinema, há ao menos uma dúzia de produções nacionais pretensiosas recebendo a sua première com o discurso de obras artísticas com a visão de seu autor sendo respeitada integralmente. Em tempos em que o potencial comercial de um filme dita o mercado, é sempre importante a presença em força de exemplares concebidos com outros interesses. No entanto, “Fica Mais Escuro Antes do Amanhecer” vem a ser um capricho que tem como único público-alvo aquele que o fez.

Com 36 anos, Thiago Luciano faz o seu segundo longa se encarregando não apenas das funções que competem a um diretor: é também protagonista, roteirista e montador de “Fica Mais Escuro Antes do Amanhecer”. Há dois ambientes aqui. No primeiro, o vemos como um sujeito chamado Iran num relacionamento autodestrutivo com Lara (Lucy Ramos, que vem a ser também sua esposa na vida real). No segundo, esse mesmo Iran cumpre expediente com uma função operacional em uma fábrica de gelo.

De um lado, a depressão de Lara após a perda de seu filho. Do outro, a promessa de um apocalipse com o planeta sendo tomado por um clima invernal com a ameaça do fim da luz solar.  É como se um drama particular ganhasse uma representação ampla, como bem fez Lars von Trier em seu “Melancolia”. No entanto, a associação com a obra-prima do cineasta dinamarquês é um ultraje.

Nem o mais “cabeça” dos cinéfilos deve encontrar algum sentido em um sem número de momentos risíveis pelo embaraço que provoca. Em um deles, Iran presenteia Lara com uma pedra, obrigando-a no mesmo instante a batizá-la com algum nome (!) – “Rock”, cede a pobre coitada após segundos constrangedores de insistência e com uma reação de alguém que está se submetendo a um mico. Nem Caco Ciocler, o nome mais conhecido do elenco, é poupado, interpretando o chefe excêntrico que entoa um discurso intelectual para expor a sua tara pelo consumo de marrom-glacê (!?). Acredite: fica muito pior antes da conclusão.

Be First to Comment

Follow

Get every new post on this blog delivered to your Inbox.

Join other followers:

%d blogueiros gostam disto: