Skip to content

10 Dicas de Filmes Para Ver no 24º Festival Mix Brasil de Cultura da Diversidade

Sempre quando há um grande festival de cinema, há a dúvida quanto aos filmes que devem ser priorizados na programação. A partir desta quinta-feira, o público paulistano terá acesso a mais de 100 filmes da 24ª edição do Festival Mix Brasil de Cultura da Diversidade, espalhados em 11 salas da cidade.

A partir de imagens, fichas e sinopses disponibilizadas pela organização do Mix Brasil, organizamos uma seleção com 10 filmes que você não pode perder. Premiados e elogiados pelo público e crítica, as obras a seguir podem ter o poder de ampliar ainda mais o seu conhecimento do universo LGBTQ.

Entre elas, destacamos “Na Vertical“, produção controversa de Alain Guiraudie já analisada em nosso endereço. Como parte de nossa primeira cobertura do Mix Brasil, outros títulos devem ser comentados em nossas próximas atualizações.

.

Absolutely Fabulous – O Filme
Absolutely Fabulous – The Movie
Reino Unido/EUA | 2016 | 90′
Diretor | Director Mandie Fletcher
PANORAMA INTERNACIONAL

Edina e Patsy transbordam brilho e glamour e aproveitam a vida da forma que melhor sabem: cheias de compras, de álcool e das boates mais badaladas de Londres. Quando elas acidentalmente empurram a modelo Kate Moss no rio Tâmisa durante uma festa ultrafashion, são bombardeadas pela mídia e implacavelmente perseguidas por paparazzi. Sem um tostão, elas se escondem em um resort de milionários na Riviera Francesa, onde bolam um plano infalível que permitirá que elas vivam para sempre na alta sociedade. Versão para o cinema de uma das comédias de maior sucesso da TV inglesa.

As Mulheres Que Ele Despiu
Women He’s Undressed
Austrália | 2015 | 95′
Diretor | Director Gillian Armstrong
PANORAMA INTERNACIONAL

Orry-Kelly, o menino da pequena aldeia de pesca de Kiama, saiu das margens protegidas da Austrália para arriscar a sorte no mundo do vale tudo de Nova York. mas ele logo seria seduzido pelas luzes brilhantes e os grandes sonhos de Hollywood, onde seu humor sem limites e talento o levariam a desenhar vestidos que iluminariam a era de ouro do cinema. Sua jornada finalmente é contada por Gillian Armstrong, em “Women He’s Undressed”, um olhar intimo e pessoal na vida de um dos figurinistas mais talentosos da tela de cinema. Orry era tão grande por trás das telas, quanto as estrelas que ele, adoravelmente, vestia. Mas quem era Orry-Kelly? Talentoso, ousado, impetuoso, corajoso, a celebridade de Hollywood e ainda a pedra no sapato de muitos, um chefe de estúdio e o primeiro australiano a ganhar três Oscar – como pode ser tão desconhecido em sua terra natal? Agora Gillian está nos levando aos bastidores de Hollywood, com uma pequena ajuda de alguns amigos de longa data de Orry e colegas, para revelar um dos segredos mais bem guardados da cidade glamorosa e trazer a história do menino de Kiama – amigo e confidente dos grandes nomes da tela na idade de ouro de Hollywood e um figurinista cujos trajes criaram alguns dos momentos mais mágicos da história do cinema.

Divinas Divas
Divine Divas
Brasil | 2016 | 110′
Diretor | Director Leandra Leal
COMPETITIVA BRASIL – LONGAS

Rogéria, Jane Di Castro, Divina Valéria, Camille K, Eloína dos Leopardos, Fujika de Halliday, Marquesa e Brigitte de Búzios são ícones da primeira geração de artistas travestis do Brasil. A partir de uma íntima relação com a diretora e com o teatro de sua família, importante palco na trajetória de todas elas, acompanhamos as personagens no processo de construção de um espetáculo que celebra seus 50 anos de carreira. O filme propõe a compreensão de suas vidas como obras de arte, mas também como ato político no Brasil de ontem e de hoje.

Helmut Berger, Ator
Helmut Berger, Actor
Áustria | 2015 | 90′
Diretor | Director Andreas Horvath
PANORAMA INTERNACIONAL

Um retrato íntimo do lendário ator Helmut Berger, muso do cineasta Luchino Visconti. Nos anos 1970, no auge de sua beleza e estrelato, Berger eternizou o estilo jet set da época. Nos últimos anos, tem levado uma vida bem mais modesta e longe dos holofotes em um apartamento de dois cômodos na periferia de Salzburgo, Áustria, sua cidade natal. Este inusitado documentário acompanha a vida de Berger, expondo suas constantes mudanças de humor e momentos de agressividade, tão engraçados quanto encantadores. Segundo o cineasta John Waters, este é “o melhor e o pior filme do ano”.

Na Vertical
Rester Vertical / Staying Vertical
França | 2016 | 100′
Diretor | Director Alain Guiraudie
PANORAMA INTERNACIONAL

No sul da França, durante um passeio de observação de lobos, o cineasta Leo é seduzido por Marie, uma pastora de espírito livre e dinâmico. Nove meses mais tarde, ela da à luz um menino. Sofrendo de depressão pós-parto e sem acreditar mais em Leo – que aparece e desaparece sem aviso prévio – Marie o abandona com o filho. Leo agora está sozinho com um bebê para cuidar. Através de uma série de encontros inesperados, ele luta para encontrar inspiração para seu próximo filme.

O Monstro no Armário
Closet Monster
Canadá | 2015 | 90′
Diretor | Director Stephen Dunn
PANORAMA INTERNACIONAL

A infância de Oscar foi profundamente marcada por dois episódios distintos: a separação de seus pais e o testemunho de um traumático crime de ódio que o levou a reprimir a sua então emergente sexualidade. Hoje, o adolescente solitário é atormentado por fantasias sangrentas e tem como único conforto observar a particular sabedoria de Buffy, seu hamster de estimação. Quando a linha entre a fantasia e a realidade começa a se diluir, a amizade com um belo – e tatuado – colega de trabalho enche Oscar de confiança para recuperar sua identidade.

O Ornitólogo
The Ornithologist
Portugal/França/Brasil | 2016 | 118′
Diretor | Director João Pedro Rodrigues
PANORAMA INTERNACIONAL

Fernando, um ornitólogo solitário, está à procura de cegonhas negras ao longo de um remoto rio nos confins de Portugal quando é arrastado pelas corredeiras. Resgatado por um casal de peregrinas chinesas a caminho de Santiago de Compostela, ele mergulha em uma floresta escura, misteriosa, tentando voltar às origens (e às cegonhas). Mas diante de obstáculos inesperados e estranhos e pessoas que o colocam à prova, o protagonista logo é levado por ações extremas, transformadoras. Aos poucos, ele se torna um homem diferente: inspirado, multifacetado e finalmente esclarecido.

Quando Se Tem 17 Anos
Quand on a 17 ans / Being 17
França | 2016 | 116′
Diretor | Director André Téchiné
PANORAMA INTERNACIONAL

Damien e Thomas estudam na mesma escola e tinham tudo para serem amigos. No entanto, não suportam um ao outro e vivem se xingando – quando não brigam de fato. A mãe de Damien é médica e seu pai, piloto militar. Thomas é filho de uma família de camponeses que vive em uma região remota. Depois de sofrer uma série de abortos, a mãe de Thomas está grávida novamente. A fim de facilitar a difícil gravidez, a mãe de Damien convida Thomas a morar em sua casa até que o bebê nasça. Agora, Damien e Thomas vão ter que morar debaixo do mesmo teto.

Quem Tiver Usado Esta Cama
Whoever Was Using This Bed
Austrália | 2016 | 21′
Diretor | Director Andrew Kotatko
curtas: CIS & HT

Uma misteriosa chamada telefônica desperta um casal: este é o início de uma inquietante jornada de amor e medo. Baseado no conto homônimo de Raymond Carver, o filme é um drama premiado com Jean-Marc Barr, Radha Mitchell e Jane Birkin.

Strike a Pose
Strike a Pose
Holanda/Bélgica | 2016 | 83′
Diretor | Director Ester Gould, Reijer Zwaag
PANORAMA INTERNACIONAL

Em 1990, sete jovens dançarinos – seis gays e um hétero – juntaram-se à estrela do pop Madonna em sua turnê Blond Ambition, a mais ousada e controversa até então e que deu origem ao filme Na cama com Madonna. Autoproclamada mãe de seus dançarinos, a cantora aproveitou as filmagens para marcar posição em questões ligadas aos direitos dos homossexuais, liberdade de expressão e desmistificação da AIDS. Este documentário revela a surpreendente e emocionante história desses extravagantes dançarinos, que logo se tornaram ícones da liberdade sexual, inspirando jovens do mundo todo.

Be First to Comment

Follow

Get every new post on this blog delivered to your Inbox.

Join other followers:

%d blogueiros gostam disto: