Skip to content

Resenha Crítica | Através da Sombra (2015)

Através da Sombra, de Walter Lima Jr.

Na cena que abre “Através da Sombra”, acompanhamos por alguns segundos todo o ritual de Laura (Virginia Cavendish) em abotoar o seu suéter preto. Logo em seguida, ela comparece a um encontro com Afonso (Domingos Montagner), homem rico que a entrevista para cuidar de seus dois sobrinhos, Elisa (Mel Maia) e Antonio (Xande Valois), na fazenda de café que tem no interior. Na ocasião, ela parece seduzida por um corpo masculino que se movimenta enquanto luta, tentando desviar o olhar de toda uma anatomia bem trabalhada.

É muito importante se atentar a esse prólogo de “Através da Sombra”, pois é nele que o veterano Walter Lima Jr. explicita o que pretende com a sua adaptação livre de “Outra Volta do Parafuso”, clássica novela do escritor britânico Henry James. Os elementos sobrenaturais são mantidos em um contexto brasileiro, mas é a tensão sexual que pauta o perigo em seu roteiro.

A neblina da era vitoriana é substituída aqui pela fumaça do café queimado e alastrada por um ambiente que aos poucos parece assombrado pela professora que Laura agora substitui. Governanta, Dona Geraldina (Ana Lúcia Torre) faz mistério quanto ao destino que a aguardou, ampliando as dúvidas de Laura quanto ao que ela diz ver e que é invisível aos demais.

A visão de Walter Lima Jr. para o que é hoje uma história de terror tradicional é ousada, não poupando sequer a inocência das crianças, que às vezes insultam a sua protagonista com características sempre associadas à “mulher da vida” ou mesmo como agentes para provocar o seu recato, a exemplo do beijo que recebe de Antonio. Mesmo com forças ocultas se comunicando através de um copo ou de aparições aleatórias, a ameaça de “Através da Sombra” é quase material, dando todo um sentido a uma conclusão que soará abrupta para muitos.

.

+ Equipe fala sobre Domingos Montagner

Be First to Comment

Follow

Get every new post on this blog delivered to your Inbox.

Join other followers:

%d blogueiros gostam disto: