Skip to content

Papo rápido com Leandra Leal, diretora de “Divinas Divas”

.:: 24º Festival Mix Brasil de Cultura da Diversidade ::.

Mais do que a estreia na direção de Leandra Leal, “Divinas Divas” é um documentário que contém traços autobiográficos. Enquanto acompanhamos a preparação das personagens para um revival, a narração em off da própria Leandra entrega uma pessoa sintonizada desde a infância com o universo particular dessas artistas durante as suas andanças pelo Teatro Rival, propriedade que herdou de sua família.

Após o bate-papo com o público, Leandra conversou rapidamente com a gente, sem deixar de esconder o entusiasmo de apresentar o filme no maior festival LGBRQ da América Latina.

.

Qual é a sensação de exibir “Divinas Divas” no Festival Mix Brasil?
Era o nosso objetivo estar aqui com o filme. É um festival muito importante, que não exibe somente os filmes, mas os colocam em debate. Comentei no início da sessão que era até um tipo de piada. “Quando estivermos no Mix…”. Chegou o dia.

Trabalhar com diretores como Julio Bressane, Murilo Salles e Sergio Rezende foi muito importante para a sua decisão de ir para trás das câmeras?
Com certeza. Também tem muito a ver com eu ter começado com o Walter Lima Jr., que é um mestre, em “A Ostra e o Vento”. Ele me apresentou a muitas coisas, plantou em mim a semente do cinema.

Qual a lição mais valiosa que você extraiu das divinas divas?
Aprendi muito sobre disciplina, sobre entrega e a relação radical com o fazer artístico. São todas muito batalhadoras.

Ao mesmo tempo em que há muitos protestos na representação de outras formas de amor, o cinema vem investido como nunca em temáticas LGBTQ. Como avalia esse paradoxo?
Vivemos em um momento de opostos, de conflito. Ao mesmo tempo, temos esse espaço para todo mundo existir, falar o que quiser, e isso vale para todos os lados, vale para todo o mundo. Há agora uma força conservadora muito forte tomando o poder e a melhor coisa que podemos fazer é ser quem somos e resistir.

Be First to Comment

Follow

Get every new post on this blog delivered to your Inbox.

Join other followers:

%d blogueiros gostam disto: