Resenha Crítica | Mundo Cão (2016)

Mundo Cão, de Marcos Jorge

Embora não tenha sido um sucesso quando lançado nos cinemas, “Estômago” logo foi descoberto pelo público, consolidado junto com críticas praticamente unânimes como um dos grandes filmes nacionais deste jovem século. Com “Corpos Celestes” e “O Duelo”, o diretor Marcos Jorge acabou devendo nas expectativas. Já com o recente “Mundo Cão”, atinge resultados que o aproxima de seu debute inquietante.

A trama tem uma vibe de “Relatos Selvagens” periférico, no sentido de mostrar as consequências gravíssimas que um desentendimento desencadeará. De um lado, temos Santana (Babu Santana), funcionário do Departamento de Combate as Zoonoses de São Paulo, casado com a costureira evangélica Dilza (Adriana Esteves) e pai de Isaura (Thainá Duarte) e João (Vini Carvalho). Do outro lado, há Nenê (Lázaro Ramos) antes policial e hoje criminoso que teve o seu cão sacrificado com o auxílio de Santana.

Como se espera, Nenê não reagirá da maneira mais racional, efetivando a sua vingança contra Santana sequestrando João e pedindo a ele a recompensa de um valor que não tem. Isso não desestabiliza somente toda a família, como faz com que a narrativa siga por caminhos chocantes, especialmente no que diz respeito às surpresas arquitetadas para o meio da história e que evidencia claramente o instinto raivoso de cada um.

Com toques de thriller, Marcos Jorge conduz muito bem a tensão presente em seu texto assinado em parceria com Lusa Silvestre (de “O Roubo da Taça”), tirando proveito de um excelente elenco em que se destaca especialmente Adriana Esteves, impecável como a mãe desesperada para reencontrar o seu filho após testar os parcos recursos disponíveis. Ainda que entregue um terceiro ato sem a mesma alta voltagem dos anteriores, “Mundo Cão” não se furta de exibir um terreno que, mesmo literalmente pavimentado, traz as raízes de toda a nossa selvageria.

Sobre Alex Gonçalves
Editor do Cine Resenhas desde 2007, Alex Gonçalves é estudante de Jornalismo e viciado em música, fotografia, leitura e escrita. Mais informações na página "Sobre".

Be the first to comment

Follow

Get every new post on this blog delivered to your Inbox.

Join other followers:

Close