Resenha Crítica | Jackie (2016)

Jackie, de Pablo Larraín

O tempo não fez muita justiça para Jacqueline Lee Bouvier Kennedy Onassis. Até hoje, é reconhecida como Jackie Kennedy, viúva de JFK. Para as mulheres, foi consolidada somente como um ícone da moda e modelo comportamental. Compreendeu a posição secundária de primeira-dama perfeitamente e os seus looks rosas ou vermelhos adornados com um colar de pérolas segue mais emblemático que os seus feitos pessoais.

Durante os 100 minutos de “Jackie”, no entanto, o interesse do cineasta Pablo Larraín, auxiliado pelo roteiro de Noah Oppenheim e a fotografia de Stéphane Fontaine, está em conferir o devido protagonismo a essa figura pública, desmistificando os conceitos que temos sobre ela. E o faz embaralhando a cronologia de um recorte específico, iniciado pelas formalidades dos eventos sociais até a solidão de uma mulher que perdeu o seu companheiro.

Algumas distorções visuais e sonoras tratam de corresponder a essa intenção. A primeira é justamente a razão do plano, usando a janela 1.66 : 1 outrora tão comum em produções europeias. Tão celebrada desde sua brilhante composição para “Sob a Pele”, a britânica Mica Levi prepara aqui outra vez um ambiente em que encara a protagonista como uma alienígena, alguém que nenhum controle tem inclusive na execução de protocolos.

Natalie Portman corresponde muito bem a esse desafio de encarnar Jackie dentro de uma proposta quase experimental, por vezes tendo mais deveres do que somente processar a sua vocalidade e postura. Uma fusão sobrenatural entre essas duas mulheres acontece especialmente em um dos melhores momentos do filme, em que trechos do documentário televisivo “A Tour of the White House with Mrs. John F. Kennedy” é recriado.

São esforços primorosos para oferecer uma cinebiografia respeitosa sobre Jackie, mas o resultado final é insuficiente. E isso acontece porque o apego por conjuntos sensoriais sufocam justamente o fator humano na narrativa. A Jackie Kennedy que encontramos aqui se distancia do molde esmerado de mulher, tão forte inclusive pela ilusão de competitividade com Marilyn Monroe, suposta amante de JFK.

Mesmo assim, Jackie segue enclausurada em um contexto em que as atenções, no fim das contas, são todas direcionadas ao marido e presidente assassinado. A figura atenta aos bastidores, com filhos para criar com a ausência paterna e que se renova como editora são meramente rascunhados diante de nossos olhos inebriados com tanta beleza estética.

Data:
Filme:
Jackie
Avaliação:
3
Sobre Alex Gonçalves
Editor do Cine Resenhas desde 2007, Alex Gonçalves é estudante de Jornalismo e viciado em música, fotografia, leitura e escrita. Mais informações na página "Sobre".

2 Comentários em Resenha Crítica | Jackie (2016)

  1. Dizem que a direção de Pablo Larraín nesse filme é um dos melhores trabalhos desse ano, nesse sentido. Mas, confesso que minha curiosidade maior em relação à “Jackie” é ver o trabalho de Natalie Portman.

    • Kamila, em termos técnicos, é mesmo um trabalho de se tirar o chapéu, mas como um filme também depende do fator emocional para funcionar, não posso apontar o conjunto de seu trabalho como um dos melhores do ano. Se for pela Natalie Portman, garanto que não se decepcionará.

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