Resenha Crítica | Com os Punhos Cerrados (2014)

Com os Punhos Cerrados, de Luiz Pretti, Ricardo Pretti e Pedro Diogenes

A Alumbramento surgiu com um modelo de produção que alude muito ao cinema de invenção (ou marginal, como popularmente é chamado), apropriando-se da democratização do digital para dar luz à narrativas que não atendem a estruturas convencionais de cinema, na qual a palavra é expressa com uma prosa particular em atos não muito bem demarcados.

Por isso mesmo, o alcance é restrito, com produções recebendo poucas chances no circuito comercial após uma trajetória por festivais em que os nichos estão mais visíveis para propostas experimentais por vezes radicais. Com atraso de três anos, “Com os Punhos Cerrados” pode ser visto nesta semana em São Paulo unicamente no Cine Olido, às 17h30, e seduzirá somente aos que apreciaram feitos anteriores dos realizadores, como “Estrada para Ythaca” e “Os Monstros”.

Aqui, os irmãos Pretti e Pedro Diogenes se desdobram em inúmeras funções em algo com espírito coletivo, respondendo inclusive pelo protagonismo nas atuações como um trio que se ocupa com transmissões de uma rádio clandestina, ouvida desde do aparelho de taxistas até dos alto-falantes expostos em postes de Fortaleza. O propósito é recitar conteúdos de caráter subversivo, bem como problematizar questões de cunhos artístico e político.

Com muita boa vontade, é possível identificar na “anarquia” dessa ação um comentário justamente sobre a condição de como um feito artístico libertário como “Com os Punhos Cerrados” se infiltra clandestinamente na sociedade. Porém, a experiência é como impor que algo seja comunicado quando não há receptores que se mostram muito interessados no processo de captura.

Isso acontece justamente pelo caráter masturbatório do texto, com direito até mesmo à nudez frontal de Samya De Lavor (que debutou aqui antes de sua participação em “Boi Neon”) como uma consequência para discursos mais pretensiosos do que propriamente efetivos em seus tons críticos. Nada mais do que um filme feito para satisfazer unicamente aos seus realizadores e que nada acrescenta para as possibilidades de uma cinematografia ainda em progresso.

Data:
Filme:
Com os Punhos Cerrados
Avaliação:
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Sobre Alex Gonçalves
Editor do Cine Resenhas desde 2007, Alex Gonçalves é estudante de Jornalismo e viciado em música, fotografia, leitura e escrita. Mais informações na página "Sobre".

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