Resenha Crítica | Elon Não Acredita na Morte (2016)

Elon Não Acredita na Morte, de Ricardo Alves Jr.

Há 10 anos envolvido com a produção de curtas e médias, o mineiro de 34 anos Ricardo Alves Jr. estreia em longa-metragem propondo com “Elon Não Acredita na Morte” uma experiência cada vez mais natural em realizações fora do eixo Rio-São Paulo. Em seu drama, há toda uma atmosfera de thriller urbano, cercando um mistério com personagens um tanto marginalizados sem os artifícios recorrentes na ficção nacional. O que não garante que o interesse por um olhar mais nu e cru das coisas assegure um bom filme.

Elon (Rômulo Braga, também em cartaz com “Joaquim”) é um vigia noturno que acompanhamos dentro de aproximadamente 48 horas. No prólogo, ele busca por sua esposa Madalena (Clara Choveaux), que desapareceu da casa em que vivem sem deixar vestígios. Além de paradas em uma delegacia e no IML, Elon bate na porta de alguns conhecidos, como Jasmin (também interpretada por Clara Choveaux, aqui excelente), Manoel (Lourenço Mutarelli) e Graça (Grace Passô), todos desconhecendo os últimos passos de Madalena.

Aparentemente pacato, Elon demonstra aos poucos uma instabilidade desconfortável em sua procura. Não somente a falta de firmeza em suas palavras aumenta as suspeitas quanto a sua possível participação no desaparecimento de Madalena, como também certa impulsividade em algumas de suas ações e reações. É um indivíduo sempre flagrado pela câmera de costas ou em perfil escondido nas sombras.

Porém, não há enigma que torne aceitável a escolha do diretor de fotografia Matheus Rocha em escurecer “Elon Não Acredita na Morte” ao ponto de deixar toda a plateia em uma penumbra quase integral durante 75 minutos. A essa estética indigesta, corresponde os personagens inócuos demais para despertarem qualquer interesse de nossa parte. Mais um longa nacional sem mostrar a que veio se juntando a um mural já cheio de outros títulos em um primeiro semestre que sequer chegou ao fim.

Data:
Filme:
Elon Não Acredita na Morte
Avaliação:
1
Sobre Alex Gonçalves
Editor do Cine Resenhas desde 2007, Alex Gonçalves é estudante de Jornalismo e viciado em música, fotografia, leitura e escrita. Mais informações na página "Sobre".

Be the first to comment

Follow

Get every new post on this blog delivered to your Inbox.

Join other followers: