Resenha Crítica | Más Notícias Para o Sr. Mars (2016)

Des nouvelles de la planète Mars, de Dominik Moll

.:: 40ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo ::.

Virou um costume enaltecer François Damiens a cada análise feita de um novo filme que o traz no elenco. Pois esse prossegue sendo um tópico inevitável de se discutir, pois o belga é aquele tipo de presença que supera os limites da ficção, incorporando personagens com uma naturalidade tão crível que parece estamos diante de um sujeito que poderia muito bem ser o nosso vizinho ou um colega de trabalho.

Em seu quinto longa-metragem, o diretor nascido na Alemanha Dominik Moll certamente tem um pensamento parecido, pois convoca François Damiens para “Más Notícias para o Sr. Mars” com a intenção de presenteá-lo com um tipo de protagonista que ele tira de letra. Trata-se de Philippe Mars, sujeito prestes a se tornar um cinquentão que luta pelo correto em um cotidiano em que tudo o todos parecem conspirar contra ele.

Divorciado, Philippe é desprezado pelos filhos Sarah e Grégoire (Jeanne Guittet e Tom Rivoire), tem um emprego burocrático, uma irmã (Olivia Côte) que só o aborrece para cuidar de seus animais de estimação, vizinhos inconvenientes ou grosseiros e, pior, um novo colega de trabalho, Jérôme (Vincent Macaigne), com uma instabilidade comportamental bem evidente. Em suma, Philippe é como uma panela com todos cutucando para pegar pressão e sair dos trilhos.

Em colaboração com Gilles Marchand (coautor do recente remakeUma Dama de Óculos Escuros Com uma Arma no Carro”), Dominik Moll injeta em “Más Notícias para o Sr. Mars” aquele humor negro sempre oportuno em contextos nos quais uma figura central não está alinhada com a desesperança do mundo moderno. Aqui, Philippe exerce sem muito sucesso as funções do cidadão que reclama do indivíduo que não recolhe os dejetos de seu cachorro na rua e do pai com a autoridade enfraquecida com as influências de ideologias externas.

O preço pago por Philippe é extremo, indo do questionamento de sua função no mundo até uma consequência física, como o corte de sua orelha em uma explosão de Jérôme. Um papel que François Damiens incorpora com uma cumplicidade e um domínio louváveis, reforçando o título que sustenta de um dos melhores e mais curiosos atores da atualidade.

Data:
Filme:
Más Notícias Para o Sr. Mars
Avaliação:
31star1star1stargraygray
Sobre Alex Gonçalves
Editor do Cine Resenhas desde 2007, Alex Gonçalves é estudante de Jornalismo e viciado em música, fotografia, leitura e escrita. Mais informações na página "Sobre".

Be the first to comment

Comente

Follow

Get every new post on this blog delivered to your Inbox.

Join other followers: