Resenha Crítica | O Cidadão Ilustre (2016)

El ciudadano ilustre, de Gastón Duprat e Mariano Cohn

Em determinado momento de “O Cidadão Ilustre”, o protagonista da história Daniel Mantovani (Oscar Martínez) é questionado por um participante da palestra que ministra sobre a razão de ser um escritor. Ele responde que “um escritor, um artista em geral, é aquele que rejeita o mundo como ele é”. É uma afirmação muito esclarecedora e que o acompanhará nos desdobramentos a seguir da narrativa.

Vencedor do Prêmio Nobel de Literatura, o argentino Mantovani vive há anos isolado em sua bela mansão na Europa. O que nunca revelou é que a sua ficção é uma influência direta do que teria vivido em Salas, tecendo um retrato por vezes amargo de anônimos importantes de seu passado. Pois é dessa cidade natal que prioriza o convite para ir e ser homenageado.

Na mais grata surpresa da última edição do Festival de Veneza, Oscar Martínez, que pôde ser visto recentemente também em “Inseparáveis”, venceu merecidamente o Copa Volpi de interpretação masculina. Em uma composição meticulosa, o ator é brilhante principalmente na verdade que Mantovani expõe em observações implacáveis sobre o estado da arte literária e a sua reconexão com um cenário cercado de moradores que partem para um enfrentamento físico após derrotados intelectualmente.

A encenação do que paulatinamente se transforma em campo de guerra para um herói convertido em escória fascina sobretudo pelo texto de Andrés Duprat problematizar algo que poderia se limitar ao enaltecimento de um Mantovani com falhas de caráter. Ainda assim, a direção de Gastón Duprat e Mariano Cohn não corresponde a essa virtude.

Também responsáveis pela fotografia, Duprat e Cohn parecem influenciados pelos preceitos do Dogma 95, protegendo “O Cidadão Ilustre” de intervenções que julgam como artificialismos. O resultado detona mais um amadorismo do que necessariamente a correspondência com uma linguagem áspera com suporte digital. Um desleixo grosseiro que não estava presente em “O Homem ao Lado”, antepenúltimo longa de ficção da dupla.

Data:
Filme:
O Cidadão Ilustre
Avaliação:
3
Sobre Alex Gonçalves
Editor do Cine Resenhas desde 2007, Alex Gonçalves é estudante de Jornalismo e viciado em música, fotografia, leitura e escrita. Mais informações na página "Sobre".

Be the first to comment

Follow

Get every new post on this blog delivered to your Inbox.

Join other followers: