Resenha Crítica | Viva o Cinema! (2016)

Viva o Cinema!, de Paulo Pastorelo

O período de instabilidade ocasionado pela polarização política afeta inclusive a arte e o valor que se dá a ela em nosso país. A cinematografia brasileira segue em atividade oferecendo um sem número de opções para atender a todos os gostos, mas a sua importância anda como nunca sendo questionada, até pelos mitos que se formaram quando a Lei Rouanet virou sinônimo de sustento para privilegiados, consequência esperada por alguns modelos questionáveis que recorreram à ela.

“Viva o Cinema!”, realização assinada por Paulo Pastorelo, definitivamente não foi criado como uma intenção de resposta para esse período conturbado para o cinema daqui, mas ajuda a explicar a razão de muitos tornaram secundária a importância da arte em suas vidas. Se encarada como uma disciplina como se testemunha em alguns países, o cinema passaria a ser compreendido não somente como um entretenimento, como também um instrumento social.

Há 22 anos, a Cinemateca Francesa tem inserido com sucesso em 50 escolas de 15 nacionalidades o programa Le Cinéma, cent ans de jeunesse (Cinema, cem anos de juventude), em que alunos mergulham no fazer cinematográfico antes de ingressarem o ensino médio. Aprendem sobre a linguagem na prática, iniciando com um longo processo de pré-produção, partindo para as filmagens com equipamento profissional e finalizando com um produto que ganha exibição inclusive em salas de cinema.

A lamentar que o registro de Paulo Pastorelo na Escola Carlitos em São Paulo tenha um cunho mais institucional do que de documento que esteja interessado em abordar aspectos como os que servem de pontapé para essa análise. Discute-se sobre os processos de feitura de um filme, mas não como a percepção sobre o cinema mudou para aquelas crianças que, como futuros adultos, certamente se reconhecerão em um contexto em que valorizarão uma arte que diz tanto sobre nós e os espaços que ocupamos.

Data:
Filme:
Viva o Cinema!
Avaliação:
21star1stargraygraygray
Sobre Alex Gonçalves
Editor do Cine Resenhas desde 2007, Alex Gonçalves é estudante de Jornalismo e viciado em música, fotografia, leitura e escrita. Mais informações na página "Sobre".

Be the first to comment

Comente

Follow

Get every new post on this blog delivered to your Inbox.

Join other followers: