Resenha Crítica | Praça Paris (2017)

Praça Paris, de Lúcia Murat

.:: 41ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo ::.

Glória (Grace Passô) é um modelo perfeito de representação para evidenciar aquele fato de que quando um indivíduo é preso, toda a sua família é igualmente encarcerada, mesmo fora das grades. Ascensorista e Moradora da favela carioca, Glória é sempre responsabilizada pelas ordens tomadas por seu irmão Jonas (Alex Brasil), que ordena operações de tráfico e atentados contra bases policiais dentro de uma cela.

É Glória a pessoa de interesse de Camila (Joana de Verona), universitária portuguesa que a atende como terapeuta no próprio campus em que estuda. A relação entre médica e paciente em vários momentos soará inadequada, pois a barreira da discrição é sempre invadida quando Glória fantasia sobre a realidade ou quando Camila prioriza a sua tese sobre a violência no Brasil.

Até a sua primeira metade, “Praça Paris” é um drama impecável especialmente por centrar as suas atenções em Glória e, consequentemente, em como o sistema carcerário afeta a sua vida, indo desde as revistas constrangedoras até na brutalidade policial em arrancar dela informações sobre os crimes cometidos a mando de Jonas. Além do mais, Grace Passô é a expressividade em pessoa, com um olhar ora retraído, ora traiçoeiro que fascina.

Porém, o peso da mão de Lúcia Murat se faz sentir, como bem já havia acontecido algumas de suas últimas ficções, como “A Memória Que Me Contam”. Da cumplicidade, a relação entre Glória e Camila passa a ser determinada pela desconfiança. Um ponto de virada do roteiro arriscado, resultando em momentos involuntários de humor e em uma conclusão preguiçosa para uma história a princípio tão bem contada.

Data:
Filme:
Praça Paris
Avaliação:
21star1stargraygraygray
Sobre Alex Gonçalves
Editor do Cine Resenhas desde 2007, Alex Gonçalves é estudante de Jornalismo e viciado em música, fotografia, leitura e escrita. Mais informações na página "Sobre".

Be the first to comment

Comente

Follow

Get every new post on this blog delivered to your Inbox.

Join other followers: