Em sua estréia como diretor em 1994 com “Cova Rasa”, o inglês Danny Boyle já recebeu certa notoriedade ao ponto de realizar os seus projetos posteriores circulando por temáticas e gêneros bem distintos. “Quem Quer Ser Um Milionário?”, o seu oitavo filme, evidencia um cineasta que sequer atinge alguma maestria, ainda mais se considerarmos as irregularidades que permeiam toda a sua filmografia (embora “Trainspotting – Sem Limites” seja uma ótima realização). Mesmo assim, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, o Oscar, se mostrou bem generoso ao consolidá-lo com o prêmio de Melhor Diretor no último evento. “Quem Quer Ser Um Milionário?” também arrematou as estatuetas que representavam as categorias de Melhor Canção Original, Melhor Som, Melhor Trilha Sonora, Melhor Fotografia, Melhor Edição, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Filme. Só não dá para fazer muitas queixas pela concorrência não ter sido lá muito forte, já que não havia de fato um longa entre os finalistas que fosse excepcional.
Quem Quer Ser Um Milionário? é uma atração televisiva onde os participantes podem faturar uma bolada se responderem corretamente as questões com quatro alternativas (é parecido com o “Show do Milhão”). E é para este programa que o pobre jovem Jamal (a revelação Dev Patel) se inscreve para chamar a atenção da sua amada Latika (a também revelação – e belíssima – Freida Pinto). O que movimenta a trama é as suspeitas que o próprio apresentador Prem Kumar (o ótimo Anil Kapoor) levanta em relação do Jamal. Praticamente um analfabeto, o rapaz acerta todas as perguntas sobre conhecimentos gerais. Mas Jamal não está trapaceando. Como naqueles lances forçados de destinos cinematográficos, as perguntas tem conexão com a infância e adolescência miseráveis do nosso herói.
Essa história em tom de fábula rende bastante, especialmente no seu empolgante terceiro ato, mas o filme não é digno de todo esse reconhecimento. E nem de tanta fúria. Boyle certamente não se deixou levar pelo sucesso de “Cidade de Deus” ao ponto de influencia-lo na realização deste projeto independente (e nem se o fizesse adquiriria um resulto à altura do obtido pela obra máxima de Fernando Meirelles). Também não é um filme ofensivo, que usa da pobreza presente em favelas indianas para criar um espetáculo. Estamos em tempo de crise financeira e os americanos precisam de uma história que os reconforte de alguma maneira, que os façam pensar que o amor é capaz de substituir a falta de grana. E é este o problema: joga-se na lixeira qualquer mérito artístico em troca de uma “fantasia” com final feliz que todo mundo gostaria de ter.
Título Original: Slumdog Millionaire
Ano de Produção: 2008
Direção: Danny Boyle
Roteiro: Simon Beaufoy, baseado no romance de Vikas Swarup
Elenco: Dev Patel, Freida Pinto, Anil Kapoor, Irrfan Khan e Madhur Mittal
Deixe um comentário