
Ficou famoso o roteiro de John Cassavetes onde uma mulher protege até as últimas consequências o garoto que pertence a uma família assassinada por gangters. A descrição pertence ao filme “Glória”, rodado pelo próprio Cassavetes em 1980. A mesma premissa foi atualizada nas mãos de Sidney Lumet em 1999 com Sharon Stone vivendo Glória. Já o cineasta brasileiro Maurício Farias (reconhecido pelo sucesso de “A Grande Família – O Filme“) parece fazer a sua versão brasileira de “Glória”, pois “Verônica” conta também com um argumento quase idêntico. E enquanto Cassavetes tinha escalado Gena Rowlands, sua esposa, como protagonista, aqui Farias conta com Andréa Beltrão, com quem é casado desde 1994.
Sempre extraordinária, Beltrão alcança como Verônica uma nova plataforma à sua bem-sucedida carreira como atriz, estando a frente de um filme como poucas vezes aconteceu anteriormente. A personagem-título é uma mulher que há vinte anos leciona em escola da rede municipal. Depois de mais um dia frustrante de trabalho, ela se oferece para levar Leandro (Matheus de Sá) até a sua residência, pois os pais do aluno ainda não compareceram ao local para retirá-lo. Verônica se surpreende ao saber que eles foram assassinados por traficantes e resta somente a ela protegê-lo, já que ele também está jurado de morte por portar um Pen Drive com informações sigilosas, como vídeos de traficantes negociando com policiais corruptos. Ela tenta contar com a ajuda de Paulo (Marco Ricca), policial e seu ex-marido, embora ele trabalhe com os mesmos profissionais visualizados nos arquivos em poder de Leandro.
Se o filme já ganha por ser um thiller repleto de sequências de perseguições e fugas bem tensas, ele acaba adquirindo ainda mais valor por narrar tão bem a vida solitária e com poucas perspectivas de sua personagem, já que se manisfesta de forma bem verdadeira a relação quase de mãe e filho entre Verônica e Leandro. Tudo só é um pouco prejudicado pelas descartáveis passagens envolvendo os pais de Verônica. Fora isso, Maurício Farias mostra que amadureceu muito diante de suas realizações anteriores, reproduzindo com firmeza e habilidade o sórdido clima urbano do Rio de Janeiro.
Título Original: Verônica
Ano de Produção: 2008
Direção: Maurício Farias
Elenco: Andréa Beltrão, Matheus de Sá, Marco Ricca, Giulio Lopes, Patrícia Selonik, Flávio Migliaccio, Camila Amado, Thogun e Ailton Graça.
Nota: 7.5
Deixe um comentário