Nascido na Espanha, o diretor Jaume Collet-Serra fez sua estreia na função com o thriller “A Casa de Cera”, produção de 2005. Embora o filme não tenha recolhido nem muitos elogios da imprensa especializada ou do público, o nome do cineasta, que agora tem trinta em cinco anos, entrou em evidência pela sua criatividade ao trabalhar em um curioso cenário. Após, rodou o drama esportivo de fraca repercussão “Gol 2 – Vivendo o Sonho”. Agora, ele está de volta ao gênero com “A Órfã” com uma dupla de respeitáveis protagonistas.
Peter Sarsgaard e a sempre exemplar Vera Farmiga (que parece gostar de ser atormentada por crianças malévolas, vendo que também participou recentemente de “Joshua – O Filho do Mal) vivem John e Kate Coleman. Eles são pais de Daniel e Max (respectivamente, Jimmy Bennett e Aryana Engineer) e parecem formar com eles uma perfeita família, embora Max tenha deficiência auditiva. Mas só parecem, pois tentam superar um passado recente nebuloso. Entre os segredos, que aos poucos são revelados, é lançado a princípio a perda da filha de Kate enquanto ainda estava grávida. Problemas com o alcoolismo que a assombram até hoje foi o que a fez sofrer o aborto. Para amenizar a dor, John e Kate adotam Esther (a revelação Isabelle Fuhrman, assustadora) em uma instituição religiosa. Adorável a princípio, a pequena de origem russa logo se transforma em uma pessoa perigosa.
É verdade que “A Órfã” muito se parece com “O Anjo Malvado”. Temos aqui uma assassina em miniatura que destrói todo um harmonioso laço familiar com hábil poder de manipular a todos em seu redor. E se não bastasse o ambiente todo gélido que corre a ação, há ainda um ataque de Esther dentro de um hospital bem similar com aquele executado pelo personagem de Macaulay Culkin no filme de Joseph Ruben. Mas isto não conta como uma característica negativa, vale lembrar. Mesmo assim, embora tenha ótimos desempenhos e acontecimentos de gelar a espinha (a própria sequência inicial não é aconselhável para gestantes), o filme derrapa feio em seu ato final. Há uma revelação de deixar os cabelos em pé, só que o roteiro de David Johnson acaba resumindo tudo a uma perseguição sem tensão alguma que sabota até mesmo a direção de Jaume Collet-Serra.
Título Original: Orphan
Ano de Produção: 2009
Direção: Jaume Collet-Serra
Roteiro: David Johnson
Elenco: Vera Farmiga, Peter Sarsgaard, Isabelle Fuhrman, CCH Pounder, Jimmy Bennett, Aryana Engineer, Margo Martindale e Karel Roden
Cotação: ![]()
Deixe um comentário