A dupla Chris Sanders e Dean DeBlois apareceu em 2002 com uma das animações mais adoráveis dos estúdios Disney: “Lilo & Stitch”. De lá para cá, mergulharam de cabeça em “Como Treinar o Seu Dragão”, adaptação do romance infantil escrito por Cressida Cowell. Na comparação, “Como Treinar o Seu Dragão” se mostra superior no trabalho técnico, pois o orçamento de 165 milhões de dólares (o dobro do custo de “Lilo & Stitch”) se vê em cada cena grandiosa. Apesar das ambições e da troca de estúdio (agora é a Dreamworks), Chris Sanders e Dean DeBlois repetem os singelos valores processados em “Lilo & Stitch”.

Na nova aventura animada de Chris Sanders e Dean DeBlois, o jovem Soluço/Hiccup (voz de Jay Baruchel) frusta as expectativas de seu pai viking (Gerard Butler), por sua vez um respeitável caçador de dragões. Por não conseguir seguir a tradição, já que todos também caçam as criaturas ameaçadoras, Soluço jamais cansa de capturar um dragão. De maneira acidental, atinge o lendário dragão Fúria da Noite, que qualquer um desejaria encontrar. A questão é que Soluço não é totalmente a favor do ato de caça e isto faz com que crie elos inesperados com o dragão, tornando-se uma dupla e tanto – quando a confiança é consolidada o resultado é uma das cenas mais sensíveis do ano.

É incrível perceber que ao contrário da maioria de live-action lançados atualmente, “Como Treinar o Seu Dragão” registra sequências épicas impressionantes, todas de tirar o fôlego. A impressão é de que Chris Sanders e Dean DeBlois reservaram estes momentos de adrenalina para o público adulto. Mas é ao focar no público infantil que a animação se mostra a melhor exibida em 2010. Isto porque assim como em “Lilo & Stitch”, uma forte amizade cresce com a diferença das aparências e o quanto elas são encaradas de maneira equivocada, além do desajuste que pode sim ser uma grande ferramenta para encarar as maiores batalhas, internas ou externas, e os sacrifícios que são feitos por elas. Tudo tratado não com manipulação e sim com maestria.

Título Original: How to Train Your Dragon
Ano de Produção: 2010
Direção: Chris Sanders e Dean DeBlois
Roteiro: Chris Sanders, Dean DeBlois e William Davies, baseado no romance de Cressida Cowell
Vozes de: Jay Baruchel, Gerard Butler, Craig Ferguson, America Ferrera, Jonah Hill, Christopher Mintz-Plasse, T.J. Miller, Kristen Wiig, Robin Atkin Downes, Philip McGrade, Kieron Elliott, Ashley Jensen e David Tennant
Cotação: ****

6 respostas a “Como Treinar o Seu Dragão”

  1. Avatar de Mateus Selle Denardin

    Suas últimas frases mostram bem o significado do filme, meu favorito do ano passado junto com A ORIGEM. Impecável na técnica de animação (os movimentos e ações de alguns personagens são inacreditáveis) e entregando momentos sublimes, como aquele que você menciona (meu favorito do ano passado) e também a lindíssima cena, lá no final, quando vemos Banguela ajudando Soluço a caminhar. A dublagem em português é excelente e deve ser conferida. Obra-prima.

    Curtir

  2. Avatar de Kahlil

    um grande salto para a dreamworks, que ultimamente só vem trazendo uns desenhos medíocres… ‘como treinar seu dragão’ poderia ter levado o oscar facilmente se não por ‘toy story 3’, um filme que merecia o oscar de melhor filme!

    http://filme-do-dia.blogspot.com/

    Curtir

  3. Avatar de Melhores de 2010 – Indicados « Cine Resenhas

    […] ANIMAÇÃO “Como Treinar o Seu Dragão“ “Mary e Max – Uma Amizade Diferente“ “Megamente“ “Shrek […]

    Curtir

  4. Avatar de Melhores de 2010: Animação « Cine Resenhas

    […] a melhor neste ano. Isto porque a Dreamworks é quem está responsável pela aventura animada “Como Treinar o Seu Dragão“. Baseada na série de livros de Cressida Cowell, a animação em longa-metragem não é apenas […]

    Curtir

  5. Avatar de Melhores de 2011: Animação « Cine Resenhas

    […] 2010: “Como Treinar o Seu Dragão“ Em 2009: “Up – Altas Aventuras” Rate this: Share this:TwitterFacebookEmailPrintGostar […]

    Curtir

  6. Avatar de Melhores de 2012: Animação | Cine Resenhas

    […] 2011: “Rango“ Em 2010: “Como Treinar o Seu Dragão“ Em 2009: “Up – Altas […]

    Curtir

Deixe um comentário