A religião, independente de qual seja, representava um valor familiar. Os ambientes familiares e escolares não eram suficientes para educar um jovem indivíduo. Era preciso definir com minúcia o que é certo e o que é errado no plano material e isto fazia sentido com a devoção a um deus, figura cuja existência é determinada apenas pela fé. No entanto, tudo se modificou e já não há pressões impostas pelos nossos responsáveis em seguir rigorosamente com uma crença. Tornamo-nos suficientemente independentes para determinar como suprir qualquer vazio espiritual.
A consequência dessa mudança de comportamento é vista em debates entre pessoas que tratam como única verdade a religião que segue ou não, seja você um católico, protestante, espírita ou ateu. Tataraneto de Charles Darwin, Matthew Chapman arma uma verdadeira teia de intrigas em “A Tentação”, que traz personagens com credos que destoam uns dos outros.
Mesmo que tenha assinado o roteiro de suspenses como “Jogo de Adultos” e “O Júri”, “A Tentação” é o primeiro filme de Matthew Chapman como diretor em 23 anos (sua última obra foi “No Coração da Noite”, com Jennifer Jason Leigh). Retorna propondo um debate polêmico que acontece entre o protagonista Gavin Nichols (Charlie Hunnam) e Joe Harris (Patrick Wilson). Gavin é um ateu que mora com o melhor amigo homossexual (Christopher Gorham) e supervisiona camareiras em um hotel. Oferece uma vaga para sua vizinha chamada Shana (Liv Tyler), que, por sua vez, é casada com Joe, um cristão fundamentalista que convida Gavin para um jantar como forma de agradecê-lo pela oportunidade oferecida à esposa. Tem-se aí a primeira interação de dois homens incapazes de abrirem mão de suas convicções para um convívio pacífico e que mergulharão em uma sucessão de erros e riscos para defenderem o que acreditam.
Bem construídos, Gavin e Joe protagonizam embates verbais densos nos quais o público visualizará as duas faces de uma mesma moeda. Naturalmente, cada espectador terá maior inclinação pelo personagem com o credo que lhe corresponde, mas a imparcialidade com que Matthew Chapman constrói o caráter desses personagens rende um registro ainda mais interessante de se acompanhar. Inconvincente apenas a tragédia iminente usada para costurar toda a trama. Afeito a thrillers, Matthew Chapman leva Gavin a um parapeito de um edifício e gera um mistério que aos poucos é elucidado, mas aquém do nervoso debate central.
Título Original: The Ledge
Ano de Produção: 2011
Direção: Matthew Chapman
Roteiro: Matthew Chapman
Elenco: Charlie Hunnam, Liv Tyler, Terrence Howard, Patrick Wilson, Christopher Gorham, Monica Acosta, Jaqueline Fleming e Mike Pniewski

Criada por John Wagner e Carlos Ezquerra, a graphic novel “Judge Dredd” tem uma legião de fãs em todo o mundo. Ambientada na Inglaterra, a história apresenta um cenário futurístico em que a lei é ditada pelos Juízes, policiais que visam manter o controle de uma sociedade decadente e marginalizada. Domados de armas e equipamentos modernos, os Juízes parecem criaturas robóticas. Não à toa, usam um capacete que jamais é removido durante o trabalho.
O norte-americano Jack Kerouac foi um dos principais responsáveis pelo movimento beat. O livro “Pé na Estrada”, publicado em 1957, é capaz de integrar qualquer um quanto à importância desta geração, composta por jovens sem direção, mas que ambicionaram uma carreira de artistas rebeldes. Espécie de diário de viagem, “Pé Na Estrada” traz Jack Kerouac sob o nome de Sal Paradise e esmiúça sua viagem, às vezes a pé, às vezes pegando carona, pelos Estados Unidos.
O dramaturgo e poeta inglês William Shakespeare é responsável por obras que permanecem pulsantes. Não há como não se deixar levar pelo trágico romance “Romeu e Julieta” ou a fantasia “Sonho de Uma Noite de Verão”. Porém, muitos estudiosos confirmam a presença de lacunas na existência deste que é considerado o mais influente nome da dramaturgia britânica, levando-nos a questionar sua carreira.
36ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo
36ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo
36ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo
36ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo
36ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo
36ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo