Blackfish - Fúria Animal | Blackfish

Blackfish, de Gabriela Cowperthwaite

É fato que parques aquáticos, como os do grupo SeaWorld, são um dos que mais despertam a atenção de turistas ou de famílias em período de férias. A razão está nas apresentações das orcas, que fazem a alegria do público através dos seus feitos na piscina coordenados por um treinador. No entanto, a performance do animal só é possível após anos de cativeiro e uma série de ações alarmantes em busca do lucro através do entretenimento.

“Blackfish – Fúria Animal” vem como um dos documentários mais pulsantes em tempos recentes no que se refere ao seu caráter de denúncia. Com 75 mil dólares ao seu dispor, a novata Gabriela Cowperthwaite moveu montanhas ao coletar depoimentos de vários treinadores que passaram pelo SeaWorld, confessando diante da câmera o arrependimento de participarem do processo cruel de adestramento de orcas como Tilikum, cujo histórico de vida é acompanhado pela narrativa.

Capturada na Islândia em 1983, a orca cresceu totalmente comprometida ao ser retirada de sua verdadeira natureza. Além da possibilidade de ter a sua própria existência resumida, Tilikum pode provocar ações que correspondem a sua natureza selvagem, trazendo riscos a todos que a manipulam no SeaWorld. O desastre era inevitável: ao todo, três treinadores foram atacados por Tilikum, levando a óbito Dawn Brancheau, talvez a mais experiente que passou pelo SeaWorld.

A cineasta Gabriela Cowperthwaite não poupa o público de imagens de arquivos que flagram tanto as agressões de orcas contra os seus treinadores quanto a dor profunda provocada pelos ruídos que Tilikum emite com a falta da família e do lar em que nasceu. Os protestos já repercutiram: além de métodos para manter a integridade dos treinadores durante as apresentações, celebridades agora recusam que suas imagens sejam associadas ao SeaWorld, o que talvez tenha colaborado para a queda de vendas de ingressos para as atrações no último ano. Alguns progressos em um caso que precisa de mais mudanças urgentes.

Deixe um comentário