Alguma Coisa Assim, de Esmir Filho e Mariana Bastos
Premiado no Festival de Gramado, o curta-metragem “Alguma Coisa Assim” foi produzido em 2006 exibindo um jovem casal de amigos em processo de autodescoberta dentro da noite paulistana. Caio (André Antunes) não é bem resolvido com a sua sexualidade e Mari (Caroline Abras) parece inquieta com a expressão do seu desejo por ele.
10 anos depois, Esmir Filho e Mariana Bastos retomam esses personagens em raro modelo de continuidade em longa-metragem. Agora, Caio é casado e Mari está estabelecida em Berlim ocupando os apartamentos em que atua como designer de interiores. É para o que mora atualmente que Mari convida Caio para compartilhar enquanto ele avança com um projeto universitário no consultório de Sven (Clemens Schick, de “Praia do Futuro”).
.
Entrevista com Mariana Bastos e Esmir Filho, diretores de “Alguma Coisa Assim”
.
Ainda que a distância imponha uma crise no relacionamento de Caio, o desenvolvimento de “Alguma Coisa Assim” pressiona os sentimentos de Mari, que vai assumindo uma posição mais evidente no protagonismo da história. É ela quem parece aprisionada em um armário, por vezes provocando um envolvimento mais físico com o amigo e paixão secreta de longa data.
Como o aguardando de uma extensão mais polpuda, os realizadores utilizam muito bem algumas ferramentas sonoras e visuais para enfatizar os tormentos sobretudo de Mari. A música com acordes quase disformes de Lucas Santtana reforça os desconfortos expressos pelos protagonistas e o fotógrafo Juan Sarmiento G. oferta imagens impactantes em textura, na apropriação de um espaço e na exploração da intimidade.
Além do mais, o excelente entrosamento desenvolvido previamente entre André Antunes e Caroline Abras fortalece a relação encenada, crível da troca de diálogos aos gestos retidos ou externalizados. Fica agora a curiosidade para que o futuro reserve um novo capítulo para Caio e Mari. Possibilidades não faltam.
.
Entrevista com Caroline Abras e André Antunes, protagonistas de “Alguma Coisa Assim”

Deixe um comentário