Resenha Crítica | Turistas (2006)

A maioria dos filmes atuais de terror ou suspense trata-se, basicamente, de refilmagens de clássicos ruins (como “A Casa dos Maus Espíritos” e “A Bruma Assassina”, que inspiraram, respectivamente, “A Casa na Colina” e “A Névoa”) e aquelas fitas capengas descartadas diretamente ao mercado de vídeo.

“Turistas” quase se enquadra na segunda categoria, escapando do abismo por um ou outro achado. A atriz principal é Melissa George, que vem conferindo desenvoltura como heroína no gênero, e todo o projeto é orquestrado por John Stockwell, responsável pelo regular “Mergulho Radical”.

Ele demonstra ser um mestre-cuca nas sequências subaquáticas, filmadas com beleza e tensão sufocante. Pena que a história sobre turistas que, após acidente de ônibus em viagem de verão para o Brasil, se envolvem com quadrilha que trabalha com tráfico de órgãos, não tenha competência suficiente para justificar tanta polêmica.

Como curiosidade, os produtores de “Turistas” iriam filmar e concentrar o roteiro apenas em locações da Guatemala, mas a violência de fatos do nosso país é tão expressiva que desenvolveram toda a ação somente por aqui.

Seria essa a imagem que exportamos para fora ou os turistas americanos já estão acostumados com nossa rotina através dos passeios turísticos? De qualquer maneira, o filme diverte sadicamente com o mórbido argumento.

★★★
Turistas
Direção de John Stockwell
Assistido nos cinemas (Paris Filmes)
Texto originalmente publicado em 15/04/2007

Deixe um comentário