
Assistir aos filmes de John Dahl causa um estranho deslocamento. Embora este “Morte por Encomenda” e, sobretudo, “O Poder da Sedução” sejam filmes reverenciados como neo-noir notáveis, ambos são títulos de difícil acesso nos dias de hoje e do agrado apenas de determinados nichos cinéfilos.
Sinto que são filmes que teriam um destino diferente caso John Dahl fosse um artista nascido décadas antes, trabalhando em uma Hollywood em que o noir era celebrado com entusiasmo, sobretudo com os talentos europeus que o pavimentaram.
Uma pena, pois “Morte por Encomenda” trabalha muito bem as possibilidades absurdas do homem sem destino que tropeça em arapuca atrás de arapuca quando se mete em uma rede de crime na maior inocência do mundo.
Dennis Hopper está ótimo fazendo o surtado de sempre, Lyle, basicamente um irmão gêmeo do seu Frank Booth de “Veludo Azul”. E ainda há outra atriz lynchiana na equação, a diva Lara Flynn Boyle, aqui em um grande destaque na sua filmografia.
Mas é isso, um cinema feito com recursos limitados que definitivamente não conquista uma grande multidão, uma constatação cruel que, claramente, fez John Dahl eventualmente migrar para a televisão, dirigindo episódios aleatórios de um sem-número de séries.
★★★
Red Rock West
Direção de John Dahl
Assistido em DVD (Editora D+T)
