
Antes de “Todo Mundo em Pânico” virar febre, nos anos 1980 e 1990, era comum fazer sátira a filmes populares ou a um gênero determinado. Foram concebidos nesses períodos produtos verdadeiramente engraçados, como a série “Corra Que a Polícia Vem Aí”, “Máquina Quase Mortífera” e “Top Gang”.
Salvando a franquia atual “Todo Mundo em Pânico”, que faz humor com filmes de sucesso, especialmente de horror, o restante resume-se a produções intragáveis.
Se Jason Friedberg e Aaron Seltzer falharam em satirizar algo que já era insosso com o terrível “Uma Comédia Nada Romântica”, o resultado é surpreendentemente pior com “Deu a Louca em Hollywood”, este com a finalidade de se engraçar com blockbusters.
Os americanos podem até ter ajudado no sucesso do filme nas telas gringas, mas eles não são tão tolos quanto se espera, já que o famoso The Internet Movie Database tem “Deu a Louca em Hollywood” na 42ª posição de pior filme da história, segundo votação popular.
“O Código Da Vinci”, “A Fantástica Fábrica de Chocolates”, “Piratas do Caribe”, “As Crônicas de Nárnia”, “Serpentes a Bordo”, “X-Men”, “Nacho Libre” e “Borat – O Segundo Melhor Repórter do Glorioso País Cazaquistão Viaja à América” são as porções usadas neste horror de comédia.
Se é possível tirar alguma sinopse para completar este pequeno parágrafo, é esta: quatro órfãos são transportados através de um guarda-roupa para o mundo de Gnarnia. Lá eles entram em muitas confusões. Ponto final.
É possível soltar uma risada tímida com Crispin Glover incorporando Willy Wonka, mas é só. Não há história, não há momentos cômicos que sustentem a falta de argumento, não existe absolutamente nada de válido para que você invista seus trocados ou tempo.
Posso cair no tédio descrevendo diversos adjetivos negativos para tamanha asneira, mas devo beneficiá-lo apenas com o decreto de pior filme do ano. Filmes ruins virão, mas será um trabalho árduo tirar este do pódio.
★
Epic Movie
Direção de Aaron Seltzer e Jason Friedberg
Assistido nos cinemas (Fox Film do Brasil)
Texto originalmente publicado em 20/05/2007
