Skip to content

Resenha Crítica | O Visitante (2007)

O VisitanteIntérprete secundário em filmes recentes como “Um Olhar do Paraíso” e “Amor Pra Cachorro“, o americano Thomas McCarthy também se mostrou colaborativo dentro do cinema independente. O seu primeiro esforço se deu em “O Agente da Estação”, um filme acima da média. Em “O Visitante”, filme que rendeu ao impecável veterano Richard Jenkins uma indicação ao Oscar de melhor ator, o resultado de seu trabalho é ainda melhor.

Também responsável pelo roteiro original, McCarthy faz de Walter Vale (Richard Jenkins) um velho professor universitário solitário e de vida entediante com a morte de sua esposa. Convocado para apresentar uma breve conferência em Nova York, Walter, que vive em Connecticut, se depara com um casal de imigrantes ilegais em um apartamento que comprou e que há anos não se hospeda. Generoso, oferece o local para que eles possam viver até encontrar um novo lar. É assim que Walter passa a conhecê-los melhor.

Tarek Khalil (Haaz Sleiman), sírio, é com quem Walter passa a maior parte do tempo em sua breve estada em Nova York, aprendendo com o jovem músico a tocar tambor africano. Já a namorada dele, a senegalesa Zainab (Danai Gurira), trabalha com a venda de artigos artesanais em uma feira. O drama se instala quando Tarek é banido pela polícia dentro de uma estação de metrô. Preso por não ter visto de permanência dentro do país, resta a Walter lutar para que este que se tornou seu amigo não seja deportado.

Com as marcas eternas deixadas pelo 11 de Setembro, “O Visitante” abre amplo espaço para discussão sobre a situação de imigrantes após o ataque terrorista. No entanto, Thomas McCarthy se propõe mais em realçar os dramas de Walter, que em determinado instante já não tem receios de admitir uma existência recheada de fracassos pessoais, como por exemplo a profissão que julga banal. Outro aspecto que deve ser notado, além da participação extraordinária da atriz israelense Hiam Abbas, é o poder da música na trajetória de seus principais personagens, que também é valorizada pela comovente trilha-sonora de Jan A.P. Kaczmarek.

Título Original: The Visitor
Ano de Produção: 2007
Direção: Thomas McCarthy
Elenco: Richard Jenkins, Haaz Sleiman, Danai Gurira, Marian Seldes, Maggie Moore, Michael Cumpsty, Richard Kind e Hiam Abbas.
Cotação: 4 Stars

9 Comments

  1. Esse é ums dos filmes que está na minha lista para vê urgentemente. O vi em algumas listas de ‘melhores do ano’ inclusive. Provavelmente não me decepcionarei.

  2. Alex Gonçalves Alex Gonçalves

    – Luis, você deve vê-lo mesmo urgente. Posso admitir que houve várias sequências que me tocaram profundamente. É um dos melhores filmes do ano passado e Richard Jenkins merecia o Oscar.

  3. Ah sim, a trilha sonora desse filme é impecável. Pra mim, O Visitante é um filme 5 estrelas. Adorei ver e rever. Jenkins magnífico atuando. E muito bem lembrada a participação da israelense Hiam Abbas.

    Abração!

  4. Aparentemente todos gostaram bastante, eu ainda não tive a chance de ver, mais o farei o mais rapido possivel!

  5. Alex Gonçalves Alex Gonçalves

    – Alexsandro, dou somente cinco estrelas para filmes nota dez, embora “O Visitante” não ficou longe de obter essa nota. Enfim, é bom compartilhar com outra pessoa o mesmo entusiasmo perante o drama. Abração!

    – Jack, acredito que não seja difícil encontrá-lo disponível em DVD. Tente alugar ou mesmo comprar.

  6. LeuMarktt LeuMarktt

    Adorei esse, me diverti demais, perde um pouco o ritmo depois de um tempo, mas um dos melhores de 2007 =D

  7. Belíssimo filme mesmo, concordo com tua resenha. E válida lembrança de Hiam Abbas, em desempenho quase tão bonito quanto o de Jenkins.

    [****]

  8. Alex Gonçalves Alex Gonçalves

    – LeuMarktt, posso dizer que há mesmo uma perda de ritmo. Mas nada que comprometa o resultado, que é lindo.

    – Wally, Que bom que concorda. E Hiam Abbas quase foi considerada na minha lista de melhores performances femininas secundárias do ano passado.

  9. […] produções como “O Visitante” e “Território Restrito” conseguiram explorar com minucia a difícil vida de imigrantes […]

Follow

Get every new post on this blog delivered to your Inbox.

Join other followers:

%d blogueiros gostam disto: