Um Dia

Quando o nome de um realizador europeu está por trás de uma produção que alcança grande visibilidade mundial as ofertas para assumir projetos um pouco mais ambiciosos são inevitáveis. Afinal, há algumas indústrias cinematográficas com ideias esgotadas e a visão de um estrangeiro é essencial para garantir alguma autenticidade. No entanto, há a armadilha de qualquer traço deste então respeitável realizador desaparecer quando há muita ambição comercial em jogo e Lone Scherfig, a diretora de “Educação” e “Italiano Para Principiantes” (o décimo segundo filme do Dogma 95) cai nela em “Um Dia”.

Roteirista e autor do best seller homônimo, David Nicholls condensa em uma hora e meia todos os 15 de julho em vinte anos da vida de Emma (Anne Hathaway) e Dexter (Jim Sturgess). Oras, por que exatamente esta data? Simples. Foi o dia da formatura desses dois jovens ingleses e também o dia que eles trocaram o sexo sem compromisso por uma amizade sólida. Claro que há vários percalços, todos óbvios. Emma sonha com uma carreira bem-sucedida como escritora, mas a falta de instabilidade financeira a torna uma garçonete que precisa adiar tal plano; Dexter é um esnobe endinheirado com mãe (Patricia Clarkson) que não o respeita e que leva para cama qualquer rabo de saia.

Muito se criticou a escolha de Anne Hathaway, americana da cabeça aos pés, para viver uma inglesa. Pois a atriz indicada ao Oscar por “O Casamento de Rachel” é apenas um chamariz para tornar “Um Dia” mais popular e, francamente, o menor de todos os problemas existentes. Nas páginas do romance Emma e Dexter provavelmente eram indivíduos dignos de serem acompanhados em todos os seus 15 de julho. Em celuloide, Emma e Dexter simplesmente não evoluem, parecem presos ao passado. Isto se reflete tanto no físico (mérito do péssimo trabalho do departamento de maquiagem) quanto no emocional, com ambos ganhando perfis unidimensionais em 15 de julho muito mal resumidos.

Título Original: One Day
Ano de Produção: 2011
Direção: Lone Scherfig
Roteiro: David Nicholls, baseado em seu romance “Um Dia”
Elenco: Anne Hathaway, Jim Sturgess, Tom Mison, Jodie Whittaker, Rafe Spall, Joséphine de La Baume, Patricia Clarkson, Ken Stott, Heida Reed, Amanda Fairbank-Hynes, Matt Berry e Romola Garai
Cotação: 1 Star

Sobre Alex Gonçalves
Editor do Cine Resenhas desde 2007, Alex Gonçalves é estudante de Jornalismo e viciado em música, fotografia, leitura e escrita. Mais informações na página "Sobre".

Be the first to comment

Comente

Follow

Get every new post on this blog delivered to your Inbox.

Join other followers: