Franquia Marvel

Ok, “Os Vingadores” foi lançado em abril, mas o filme continua dando o que falar. Ainda em exibição em todos os cantos do mundo, a aventura comandada por Joss Whedon parece ditar um novo rumo para as adaptações de histórias em quadrinhos. Mesmo longe de atingir a perfeição, “Os Vingadores” conseguiu apresentar uma ótima dinâmica entre os heróis, cada um ganhando o seu momento para brilhar. Há também a presença de um humor espirituoso, ultimamente tão raro em filmes do mesmo segmento.

No entanto, antes de comentarmos mais sobre “Os Vingadores”, é importante recordar de todos os cinco filmes que colaboraram para a sua existência. No caso, “Homem de Ferro”, “O Incrível Hulk”, “Homem de Ferro 2”, “Thor” e “Capitão América – O Primeiro Vingador”. A intenção da Marvel Studios era realizar aventuras solo dos seus principais heróis para testar o público. Caso todos os projetos fossem bem acolhidos, “Os Vingadores” se tornaria um sonho concretizado. Somando o orçamento dos cinco filmes que compõem a franquia Marvel, temos o valor de 780 milhões de dólares. Em bilheteria mundial, todos os filmes totalizam praticamente o triplo desse valor em arrecadação, um resultado positivo.

Porém, essa necessidade de ligar as histórias provoca a sensação incômoda de que a franquia Marvel nada mais passa do que um aquecimento para a criação de algo maior, mais ambicioso. Isto se reflete especialmente em “Homem de Ferro 2”, uma versão genérica do original produzido em 2008 (que por si só já não era um primor). Daí os títulos que a integram não serem mais do que razoáveis.

De qualquer maneira, assistir a franquia Marvel é importante para nos familiarizarmos com os personagens principais antes de “Os Vingadores”. Para isto, temos mais detalhes sobre a franquia a seguir.

Personagens Principais

01. Tony Stark / Homem de Ferro (Robert Downey Jr.): Herdeiro das Indústrias Stark, Tony Stark transforma-se no Homem de Ferro no momento em que é sequestrado por afegãos, construindo uma armadura que lhe oferece habilidades sobre-humanas. Aparições: “Homem de Ferro”, “O Incrível Hulk”, “Homem de Ferro 2” e “Os Vingadores”

02. Steve Rogers / Capitão América (Chris Evans): Mesmo inadequado em todos os aspectos, Steve Rogers está determinado em se tornar soldado e combater os inimigos em plena Segunda Guerra Mundial. Um experimento científico o converte no supersoldado Capitão América. Aparições: “Capitão América – O Primeiro Vingador” e “Os Vingadores”

03. Bruce Banner / Hulk (Edward Norton e Mark Ruffalo): Recluso no Rio de Janeiro, o cientista Bruce Banner tente localizar um antídoto que impeça sua transformação em Hulk, monstrengo verde e gigante com fúria incontrolável capaz de destruir tudo ao seu redor. Tal condição teve início em um episódio que Bruce foi exposto a raios gama. Aparições: “O Incrível Hulk” e “Os Vingadores”

04. Thor (Chris Hemsworth): Também conhecido como Deus do Trovão, Thor é filho de Odin, Deus supremo de Asgard. Assim como o irmão Loki, Thor cobiça desde cedo o reino de Asgard. No entanto, se vê indigno para cumprir este papel ao não conseguir erguer o martelo Mjolnir. Aparições: “Thor” e “Os Vingadores”

05. Nick Fury (Samuel L. Jackson): Responsável pela S.H.I.E.L.D. (Superintendência Humana de Intervenção, Espionagem, Logística e Dissuasão, em português), o comandante Nick Furry é quem reúne Tony Stark, Steve Rogers, Bruce Banner, Thor, Natasha Romanoff e Clint Barton para formarem Os Vingadores. Aparições: “Homem de Ferro”, “Homem de Ferro 2”, “Thor”, “Capitão América – O Primeiro Vingador” e “Os Vingadores”

06. Natasha Romanoff / Viúva Negra (Scarlett Johansson): Nascida na União Soviética, Natasha é uma das espiãs da S.H.I.E.L.D., organização comandada por Nick Furry. Aparições: “Homem de Ferro 2” e “Os Vingadores”

07. Clint Barton / Gavião Arqueiro (Jeremy Renner): Também membro da S.H.I.E.L.D., Clint tem habilidades insuperáveis no uso de arco e flecha. Aparições: “Thor” e “Os Vingadores”

08. Agente Phil Coulson (Clark Gregg): Amigo de Tony Stark, Phil Coulson é um dos agentes da S.H.I.E.L.D. Aparições: “Homem de Ferro”, “Homem de Ferro 2”, “Thor” e “Os Vingadores”

09. Loki (Tom Hiddleston): Irmão de Thor, Loki é o principal vilão de “Thor” e “Os Vingadores”. Entre suas habilidades está o poder de mudar a própria aparência e o controle do fogo e do gelo. Aparições: “Thor” e “Os Vingadores”

10. Pepper Potts (Gwyneth Paltrow): Mesmo uma personagem secundária, Pepper Potts é presença fundamental nos dois filmes do Homem de Ferro. Ela é secretária e interesse romântico de Tony Stark. Aparições: “Homem de Ferro”, “Homem de Ferro 2” e “Os Vingadores”.

Os Filmes

Homem de Ferro, de Jon Favreau (Iron Man, 2008) 2 Stars
Considerado o primeiro passo relevante da Marvel Studios no cinema, “Homem de Ferro” foi a tentativa financeiramente bem-sucedida em converter em marca os principais heróis criados por Stan Lee. O maior (e talvez único) acerto de “Homem de Ferro” foi escalar Robert Downey Jr. como protagonista. Sem prestígio após os seus problemas com drogas se tornarem público, o ator encontrou em Tony Stark a grande oportunidade de mostrar todo o seu carisma e veia cômica, transformando-o praticamente uma versão de si mesmo.

O Incrível Hulk, de Louis Leterrier (The Incredible Hulk, 2008) 2 Stars
Talvez o melhor filme a anteceder “Os Vingadores”, “O Incrível Hulk” se beneficiou com a condução ágil do francês Louis Leterrier, que concebeu de maneira imaginativa todas as sequências de ação. No entanto, o filme acaba comprometido pela escalação totalmente equivocada de Edward Norton, que nada combina com a figura de Bruce Banner e muito menos com o do Gigante Esmeralda. Outro fator comprometedor é a decisão em não tornar “O Incrível Hulk” uma história de origem, aproveitando-se estranhamente das aventuras anteriores do personagem, como o péssimo filme de Ang Lee produzido em 2003.

Homem de Ferro 2, de Jon Favreau (Iron Man 2, 2010) 2 Stars
Uma continuação que se enquadra perfeitamente na descrição mais do mesmo, uma vez que “Homem de Ferro 2” não tem absolutamente nada de novo para apresentar. Mesmo com a presença de Natasha Romanoff (Scarlett Johansson) e um novo vilão (Mickey Rourke), a direção sem personalidade de Jon Favreau apenas resgata o que deu certo no primeiro filme sem ousar. O show fica novamente por conta de Robert Downey Jr., ainda mais confortável como o protagonista.

Thor, de Kenneth Branagh (idem, 2011) 2 Stars
Entre todos os filmes da franquia, “Thor” provavelmente é aquele que mais destoa do grupo, tendo grande parte de sua narrativa ambientada no reino de Asgard. Outra curiosidade estranha é o nome de Kenneth Branagh, conhecido como o mais shakespeariano dos diretores, por trás das câmeras. Os melhores momentos da aventura são aqueles ambientados em nosso planeta em que o Deus do Trovão parece avesso aos costumes dos seres humanos.
.

Capitão América – O Primeiro Vingador, de Joe Johnston (Captain America – The First Avenger, 2011) 2 Stars
Em termos técnicos, “Capitão América – O Primeiro Vingador” é de longe o melhor título da lista. Direção de arte, figurinos, fotografia e efeitos visuais são fascinantes. Por outro lado, o roteiro, calcado no patriotismo do protagonista, não decola devido a presença de um vilão insosso – no caso, o Caveira Vermelha, interpretado pelo australiano Hugo Weaving. Ao menos vale a pena chegar ao clímax, orquestrado com grande emoção por Joe Johnston.

Curiosidades

* De “Homem de Ferro” a “Os Vingadores” aconteceram duas mudanças significativas no elenco. Terrence Howard foi substituído por Don Cheadle para o papel de Rhodey em “Homem de Ferro 2” por não aceitar uma diminuição de salário (Howard recebeu um valor superior ao de Robert Downey Jr. por ser o primeiro a assinar contrato para participar de “Homem de Ferro”). Já Edward Norton não topou reprisar o papel de Bruce Banner em “Os Vingadores” devido as divergências que teve com roteirista e produtores de “O Incrível Hulk”.

* Um dos criadores de “Os Vingadores”, Stan Lee faz aparições especiais em todos os filmes da franquia.

* O ator inglês Paul Bettany é quem dá voz a Jarvis, computador de inteligência artificial de Tony Stark

* Nicolas Cage e Tom Cruise estavam realmente interessados em viver Tony Stark, papel que ficou com Robert Downey Jr., ator que levantava dúvidas em vivê-lo devido aos problemas com drogas no passado.

* “O Incrível Hulk” foi o único filme da franquia que não obteve uma bilheteria satisfatória, o que talvez justifique a repaginada dada em Bruce Banner em “Os Vingadores”.

* “Thor” representou o retorno da americana Rene Russo ao cinema. Seu último trabalho havia sido a comédia “Os Seus, Os Meus e os Nossos”, produzida em 2006.

* Sam Raimi planejava filmar “Thor” nos anos 1990 após o sucesso de “Darkman – Vingança Sem Rosto”, longa-metragem também adaptado de uma história em quadrinhos

* Tom Hiddleston foi considerado para viver Thor. Porém, o diretor Kenneth Branagh acreditou que ele renderia mais no papel do vilão Loki.

* Antes da confirmação de Chris Evans para viver o Capitão América, inúmeros atores foram considerados para o papel. Entre eles estavam Will Smith, Channing Tatum, Chace Crawford, Jensen Ackles, Alexander Skarsgård e Ryan Phillippe,

* “Capitão América – O Primeiro Vingador” foi o sexto filme adaptado de uma história em quadrinhos que Chris Evans participou. Anteriormente, o ator esteve em “Quarteto Fantástico”, “Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado”, “Push”, “Os Perdedores” e “Scott Pilgrim Contra o Mundo”, além de emprestar a voz para “As Tartarugas Ninja – O Retorno”.

* Atualmente, “Os Vingadores” é o filme que ocupa a terceira posição das maiores bilheterias da história do cinema. Em primeiro e segundo lugar estão, respectivamente, “Titanic” e “Avatar”, ambos de James Cameron.

Sobre Alex Gonçalves
Editor do Cine Resenhas desde 2007, Alex Gonçalves é estudante de Jornalismo e viciado em música, fotografia, leitura e escrita. Mais informações na página "Sobre".

2 Comentários em Franquia Marvel

  1. Excelente análise e post, Alex. Bem extenso mesmo sobre este universo Marvel. Agora, com o sucesso do reboot do “Homem-Aranha”, espero ver esse personagem em próximos filmes dos Vingadores.

    • Kamila, obrigado. Trata-se de um treinamento para futuras postagens sobre outras franquias cinematográficas. Sobre o Homem-Aranha, creio que as chances dele ingressar a equipe d’Os Vingadores seja pequena.

2 Trackbacks & Pingbacks

  1. Os Vingadores | Cine Resenhas
  2. Ponto Crítico – Abr/12 | Cine Resenhas

Comente

Follow

Get every new post on this blog delivered to your Inbox.

Join other followers: