Skip to content

Resenha Crítica | Procura-se Um Amigo Para o Fim do Mundo (2012)

Procura-se Um Amigo Para o Fim do Mundo | Seeking a Friend for the End of the World

Não se sabe se é inspiração ou pura coincidência, mas andam pipocando por todos os cantos vários filmes que narram versões distintas sobre o fim do mundo. Embora já desmentido, um dos assuntos do momento é uma interpretação do calendário maia, que aponta 21 de dezembro como a data que marcará o fim do planeta e da espécie humana. Daí a ligação entre filmes como “2012”, “Presságio” ou mesmo “Melancolia”: estranhos entre si, tais títulos se relacionam ao apresentarem indivíduos às voltas com o apocalipse.

“Procura-se Um Amigo Para o Fim do Mundo” apresenta-se como mais uma obra deste filão ao situar o reservado Dodge (Steve Carell) em uma realidade em que um asteroide chamado Matilda destruirá a Terra. Porém, Lorene Scafaria faz uma comédia que garante espaço para um pouco de romance e drama. Ao invés de se desesperar ou esboçar uma lista de últimas ações a serem tomadas antes do mundo acabar, Dodge prossegue com sua insossa rotina ao ser abandonado pela esposa Linda (Nancy Carell, casada com Steve na vida real).

A motivação em fazer algo importante antes de partir vem quando se torna mais íntimo de Penny (Keira Knightley), uma vizinha com que pouco tem em comum. Mesmo que a conversa role naturalmente, a aproximação é moldada por interesses. Penny se sente culpada por receber e não ter entregue a Dodge as cartas escritas por Olivia, uma antiga paixão que agora deseja reencontrá-lo. Para não ir só ao encontro de Olivia, Dodge deseja recompensar Penny levando-a a um sujeito que poderá realizar sua última vontade: reencontrar a família, que vive na Inglaterra.

Responsável pelo adorável “Uma Noite de Amor e Música”, Lorene Scafaria estreia como cineasta desenvolvendo uma história em que há um bom equilíbrio entre humor e melancolia. Consegue extrair graça com as presenças especiais de intérpretes como Adam Brody, Patton Oswalt, Rob Corddry e Derek Luke ao mesmo tempo em que Steve Carell e Keira Knightley protagonizam algumas situações tocantes. De tão simpático, é até difícil entender como “Procura-se Um Amigo Para o Fim do Mundo” não obteve bons números durante sua rápida passagem nos cinemas (permaneceu em cartaz nos Estados Unidos por apenas duas semanas). Agora disponível em homevideo diante de falsa contagem para o fim do mundo, talvez o filme finalmente consiga atingir um público mais amplo.

Título Original: Seeking a Friend for the End of the World
Ano de Produção: 2012
Direção: Lorene Scafaria
Roteiro: Lorene Scafaria
Elenco: Steve Carell, Keira Knightley, Connie Britton, Adam Brody, Patton Oswalt, Rob Corddry, Gillian Jacobs, Melanie Lynskey, William Petersen, Nancy Carell, Leslie Murphy, T.J. Miller, Gillian Jacobs, Derek Luke e Martin Sheen

Be First to Comment

Follow

Get every new post on this blog delivered to your Inbox.

Join other followers:

%d blogueiros gostam disto: