Skip to content

Trilha-Sonora: Passion

OST Passion French VersionBrian De Palma continua sem saber se um dia Alfred Hitchcock viu e gostou dos seus primeiros thrillers claramente inspirados em obras como “Psicose”, “Janela Indiscreta” e “Um Corpo que Cai”. De qualquer modo, conseguiu validar os toques hitchcockianos em “As Irmãs Diabólicas” e “Trágica Obsessão” graças a colaboração do maestro Bernard Herrmann, com quem Hitchcock trabalhou em algumas oportunidades. Encontrando o parceiro perfeito para traduzir a força de suas imagens através da música, Brian de Palma se viu diante de um impasse quando Bernard Herrmann morreu enquanto ele planejava a adaptação de “Carrie – A Estranha”. Foi aí que se deu a primeira de várias parcerias entre De Palma com Pino Donaggio, compositor italiano que até então era um novato.

Vinte anos após “Síndrome de Caim”, a dupla volta a trabalhar junto em “Passion”, longa-metragem apontado pela imprensa como o retorno de Brian De Palma aos thrillers hitchcockianos. O aguardado reencontro não poderia ter sido melhor, pois a música feita por Donaggio para “Passion” é um deleite para os fãs.

OST Passion International VersionDesta vez, Pino Donnagio faz uma curiosa mistura de intenções. Em “Twin Souls”, o maestro rende um tom falsamente descontraído, como se a história nada mais fosse do que uma comédia sobre duas profissionais bem-sucedidas elaborando as melhores estratégias para uma campanha publicitária. “Back Issues” e “Higher Heels” fortalecem essa sensação. No entanto, assim que o relacionamento entre as protagonistas feitas por Noomi Rapace e Rachel McAdams vai se tornando espinhosa, Donaggio entrega melancólicos acordes que refletem o inferno astral que Noomi viverá – “Passion Theme” é a perfeita exemplificação disso. Por fim, vem os aguardados acordes sinistros. Pino Donnagio sempre atinge o ápice como compositor ao intensificar o uso de violinos em suas músicas e em “Passion” ele faz uma releitura de seu próprio trabalho através de “Journey Though a Nightmare”. A faixa se assemelha demais com “The Nightmare”, a música que acompanha o desespero de Nancy Allen em um banheiro diante da conclusão de “Vestida Para Matar”. “Journey Though a Nightmare” é uma extensão desta música e é de gelar a espinha, não importa quantas vezes você inevitavelmente apertar a tecla replay.

Além de duas homenagens a Ravel através de “The Breakdown” e “Last Surprise”, a trilha-sonora de “Passion” também tem como surpresa “Prélude à L’après-Midi d’un Faune”, balé de Claude Debussy. Brian De Palma sempre sonhou em encená-lo em alguma de suas histórias de suspense e encontrou a oportunidade perfeita nesta refilmagem de “Crime de Amor“, pois a Isabelle do original vai ao cinema antes de um assassinato gerar uma reviravolta na história. Em “Passion”, De Palma modifica essa passagem do roteiro dividindo a tela em dois, obrigando-o a registrar tanto Isabelle no balé quanto Christine aguardando pelo seu amante. O resultado é uma junção de imagem e música fascinante e que com uma pequena intromissão de Pino Donnagio, que no CD é transferida para a faixa “Know that Know”, reflete a sintonia do trabalho entre cineasta e maestro.

Lançada pela Quartet Records, a trilha-sonora de “Passion” tem duas versões: a francesa e a internacional, cujas artes estão publicadas ao longo do texto. Cada uma delas custa €16.95.

Faixas:

01. Twin Souls (3:09)
02. The Breakdown (Hommage to Ravel) (3:14)
03. Passion Theme (4:09)
04. Back Issues (1:19)
05. Know that Know (4:27)
06. A Dreamer’s Deam (3:15)
07. Prélude à L’après-Midi d’un Faune (Debussy) (10:25)
08. Perversions and Diversions (3:45)
09. The Last Drop (2:16)
10. Higher Heels (1:05)
11. Journey Though a Nightmare (7:44)
12. Last Surprise (Hommage to Ravel) (3:16)

One Comment

  1. […] mais resgatados em “Passion”. Percebam, por exemplo, como o tema composto pelo italiano Pino Donaggio para a conclusão de tirar o fôlego de “Passion” é praticamente idêntico a “The […]

Follow

Get every new post on this blog delivered to your Inbox.

Join other followers:

%d blogueiros gostam disto: