Skip to content

Resenha Crítica | Uma Estranha Amizade (2012)

Uma Estranha Amizade | Starlet

Jane (Dree Hemingway) consegue um quartinho na residência espaçosa em que vivem Melissa (Stella Maeve) e Mikey (James Ransone). Ela é jovem, bela e tem muito tempo para gastar, pois não possui uma escala de trabalho convencional. Com a intenção de dar a sua cara ao cômodo que chamará de novo lar, Jane vai à busca daquelas feirinhas realizadas por muitos americanos em frente de suas casas para se livrar do que não tem mais utilidade. Acompanhada de Starlet, sua Chihuahua graciosa, Jane volta com muitos objetos para decorar o seu quarto. Inclusive um vaso com muito dinheiro que comprou por um valor simbólico de Sadie (Besedka Johnson), uma senhora de 85 anos.

Em seu terceiro longa de ficção (e o primeiro lançado comercialmente no Brasil), o americano Sean Baker permite que desfrutemos sobre a experiência em conhecer os outros e a nós mesmos ao investir em uma amizade que nasce entre Jane e Sadie. Portanto, há algo especial em um relacionamento que vai além de um dilema: deveria Jane gastar os 10 mil dólares armazenados no vaso de porcelana ou devolver o dinheiro à Sadie?

A princípio enigmática, Jane, uma personagem sem origens descritas, só é parcialmente desvendada quando já obteve de Sadie um sentimento mais positivo que o mero desinteresse. Viúva há décadas solitária em sua casa cercada por um jardim que precisa ser podado (até as autoridades foram acionadas após uma pessoa se acidentar em sua fachada), Sadie abandona sua ranzinzes habitual ao chegar à conclusão de que Jane só tem boas intenções com suas ações, como conduzi-la de carro para todos os lugares que ela precisa, do supermercado ao cemitério em que seu marido está sepultado.

Embora tenha recebido o prêmio Robert Altman no Independent Spirit Awards no ano passado, não há qualquer dúvida de que são Dree Hemingway e Besedka Johnson que dominam “Uma Estranha Amizade”. Apesar do sobrenome e da idade (Dree Hemingway é bisneta do escritor Ernest Hemingway e Besedka Johnson estreia no cinema após uma carreira profissional dedicada à Astrologia – lamentavelmente, ela faleceu em março do ano passado) ambas são duas atrizes novatas que constroem suas personagens de modo impecável, tornando-as cada vez mais próximas, críveis.

Amparado por suas duas grandes estrelas, “Uma Estranha Amizade” efetiva um relacionamento difícil de ser trabalhado quando não há um toque de delicadeza preciso. É aquele em que valores são construídos quando duas gerações entram em sintonia ao ponto de suprir qualquer solidão e eliminar qualquer julgamento moral. Enquanto Jane vê em sua nova velha amiga uma figura que tem muito a acrescentá-la devido à experiência de vida, Sadie descobre que a presença de uma jovem seja suficiente para reascender sua vitalidade. O fruto dessa amizade é uma história que emociona em cheio em ocasiões inesperadas.

Starlet, 2012 | Dirigido por Sean Baker | Roteiro de Chris Bergoch e Sean Baker | Elenco: Dree Hemingway, Besedka Johnson, Stella Maeve, James Ransone, Karren Karagulian, Michael Adrienne O’Hagan e Boonee | Distribuidora: Tucumán

One Comment

Follow

Get every new post on this blog delivered to your Inbox.

Join other followers:

%d blogueiros gostam disto: