Resenha Crítica | Na Praia à Noite Sozinha (2017)

Bamui haebyun-eoseo honja, de Hong Sang-soo

.:: INDIE 2017 Festival Cinema ::.

A impressão que o cineasta coreano Hong Sang-soo faz sempre o mesmo filme persiste em “Na Praia à Noite Sozinha”, um dos seus mais recentes projetos em uma carreira que já dura há mais de 20 anos – “A Câmara de Claire” será exibido no Festival do Rio e ganhará lançamento comercial em breve pela Pandora Filmes. E a relação de “Na Praia à Noite Sozinha” não se dá somente com uma filmografia com 25 créditos, mas também consigo mesmo.

Ao menos na forma, este é superior a outras obras anteriores de Sang-soo, como “A Visitante Francesa”. E por falar no filme com Isabelle Huppert, há uma distinção sutil, pois enquanto em “A Visitante Francesa” temos um filme que se renova em seu próprio organismo, em “Na Praia à Noite Sozinha” os dois segmentos se revelam mais como uma continuidade um do outro do que necessariamente a outra face de uma mesma moeda.

A maravilhosa Kim Min-hee, musa de Sang-soo, vencedora aqui do prêmio de Melhor Atriz no Festival de Berlim e uma das protagonistas de “A Criada”, vive a inconsolável Young-hee. Primeiro, a vemos de passagem por Hamburgo, na Alemanha, para superar o fim de um relacionamento com um homem casado. Mais adiante, ela regressa à Gangneung, reencontrando amigos e se reconectando de algum modo com o ofício de atriz.

A tendência do realizador por planos longos e zooms por vezes canhestros não é abandonada em “Na Praia à Noite Sozinha”, ainda que desta vez esteja a serviço de contextos mais favoráveis, como as cenas de jantares reveladoras e tragicamente cômicas. São interações calorosas que causam um belo contraste com o isolamento de Young-hee na praia tingida pela melancolia de um céu nublado ou pelo escuro da sala de cinema.

Data:
Filme:
Na Praia à Noite Sozinha
Avaliação:
31star1star1stargraygray
Sobre Alex Gonçalves
Editor do Cine Resenhas desde 2007, Alex Gonçalves é estudante de Jornalismo e viciado em música, fotografia, leitura e escrita. Mais informações na página "Sobre".

Be the first to comment

Comente

Follow

Get every new post on this blog delivered to your Inbox.

Join other followers: