
Com o sucesso quase insignificante da fita original que estreou em 2006, imaginava-se ao menos que o comediante Steve Martin, que em tempos mais recentes tem sido bem-sucedido mais em produções melancólicas como “Droga da Sedução” e “Garota de Vitrine” do que na missão de nos fazer rir, iria caprichar em “A Pantera Cor de Rosa 2”. A escalação de elenco é inspirada, mas quem se deu bem foi Kevin Kline, que não se submeteu mais uma vez a incorporar o Inspetor Dreyfus (o papel agora é de John Cleese), escapando dessa sequência que repete a mesma sucessão de piadas nada engraçadas do filme de Shawn Levy, que aqui só se encarrega da produção executiva.
Jacques Clouseau, o Inspetor que antes de Steve Martin era encarnado por Peter Sellers, é convocado nesta nova comédia misteriosa junto a uma equipe de investigadores internacionais (integrada por Andy Garcia, Alfred Molina e Yuki Matsuzaki) para desvendar o desaparecimento de caríssimos monumentos protegidos em museus ao redor do mundo. A Pantera Cor de Rosa, o tesouro da França, também é roubada. Ponton (Jean Reno) e Nicole (Emily Mortimer), respectivamente amigo de trabalho e secretária de Clouseau, também ajudarão a descobrir quem é o responsável pelo roubo e quais são as suas intenções.
Mesmo com a mudança de direção (Shawn Levy estava comprometido com as filmagens de “Uma Noite no Museu 2”), “A Pantera Cor de Rosa 2” se mostra tão insosso quanto o seu antecessor. Isso porque o cineasta Harald Zwart, mais conhecido por “Que Mulher é Essa?” e o fraco “O Agente Teen”, parece querer repetir os êxitos (ou a falta deles) da obra original do que em conferir identidade própria a sua realização. O roteiro, que também leva a assinatura de Steve Martin, arma uma ou outra situação que colabora somente para risos amarelos, como as intervenções da Mrs. Berenger (pequena participação de Lily Tomlin) e na resolução do mistério, mas a impressão que temos na maior parte da aventura é que não são os personagens que pesam a mão sobre a própria cabeça ao presenciar as atrapalhadas de Clouseau, mas sim os atores que os interpretam, refletindo em cena o constrangimento que se submeteram a partir do momento que assinaram o contrato para participarem do filme.
Título Original: A Pantera Cor de Rosa 2
Ano de Produção: 2009
Direção: Harald Zwart
Elenco: Steve Martin, Jean Reno, Emily Mortimer, Andy Garcia, Alfred Molina, Yuki Matsuzaki, Aishwarya Rai, John Cleese, Lily Tomlin e Jeremy Irons.
Nota: 3.0
Deixe um comentário