Frost/NixonAdaptação da peça teatral de Peter Morgan, “Frost/Nixon” marcou presença na última cerimônia do Oscar com indicações em cinco categorias: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator (Frank Langella), Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Edição. Assim como “Dúvida“, filme que também recebeu cinco nomeações, “Frost/Nixon” saiu de mãos vazias, embora se mostre um filme melhor do que a maioria da concorrência. Frank Langella e Michael Sheen dividiram a cena na peça de Morgan e na versão cinematográfica conduzida por Ron Howard ambos reprisam com maestria os seus papéis.

Michael Sheen incorpora o apresentador britânico David Frost e Frank Langella o ex-presidente Richard Nixon. Encarado somente como um showman, Frost tenta reverter o quadro de sua reputação profissional convidando Nixon para a sua primeira entrevista após a renúncia de 1974, ocorrida pelo caso Watergate, o escândalo político de operações ilegais com os quais esteve envolvido. O ex-presidente aceita a proposta depois de um contrato que o faria filmar algumas horas de entrevistas divididas em quatro dias em troca de uma elevada quantia em dinheiro.

E assim segue-se “Frost/Nixon”, revelando todos os bastidores dessa entrevista que, quando apresentada, conquistou a audiência de milhares de espectadores, que ouviram pela primeira vez após a renúncia Frost declarando a decepção que causou à nação americana. O que valoriza esse acontecimento histórico encenado nos cinemas é que não se trata unicamente de uma fita política, escancarando aos poucos o caráter e vulnerabilidade entre entrevistador e entrevistado em um verdadeiro duelo verbal. O resultado só não é melhor pela ausência de tensão que há em diversas passagens da entrevista. Afinal, o melhor momento de “Frost/Nixon”, quando Nixon surpreende Frost em uma ligação noturna, não se passa em uma sala de estar em frente às câmeras.

Título Original: Frost/Nixon
Ano de Produção: 2008
Direção: Ron Howard
Elenco: Frank Langella, Michael Sheen, Kevin Bacon, Rebecca Hall, Matthew Macfadyen, Sam Rockwell, Oliver Platt e Toby Jones.
Cotação: 3 Stars

14 respostas a “Resenha Crítica | Frost/Nixon (2008)”

  1. Avatar de Pedro Henrique

    Um bom filme, muito bem conduzido pelo diretor de Anjos e Demônios. Boas performances e um roteiro inteligente.

    Curtir

  2. Avatar de Vinícius P.
    Vinícius P.

    Geralmente não vejo grande coisa na direção do Ron Howard (e nem acho que seja um dos melhores aspectos de “Frost/Nixon”), mas talvez esse seja o melhor filme que já vi do diretor. Bem roteirizado e principalmente atuado, prendeu minha atenção por duas horas…

    Curtir

  3. Avatar de Robson Saldanha

    Cara, eu gostei beeem mais que você… talvez por que esperava bem menos de um filme político e me surpreendi… achei bem agradável!

    9/10

    Curtir

  4. Avatar de Pedro Tavares

    A melhor coisa que Howard fez nos últimos anos. Grande filme.

    Curtir

  5. Avatar de Mayara Bastos

    Olá, Alex! tudo bem?

    Realmente não esperava muita coisa de “Frost/Nixon”, mas realmente me surpreendeu bastante. Ron Howard conseguiu conduzir a história com ótimos dialogos, sem se tornar monotono.

    P.S.: Tem um selo para você lá no blog!

    Beijos! ;)

    Curtir

  6. Avatar de Dewonny

    Filme correto e intrigante, não esperava tanto, já que filmes políticos são geralmente tediosos (salve raras exceçôes), mas o diretor Ron Howard foge disso conduzindo seu filme da melhor maneira possível para que o expectador crie um interesse maior de acompanhar o embate entre entrevistado (Frank Langella – excelente) e entrevistador (Michael Sheen – ótimo), que é o grande lance do filme, tudo graças ao bom e caprichado roteiro. nota 7.5!
    Abs! Diego!

    Curtir

  7. Avatar de Anderson Siqueira

    FROST/NIXON é um daqueles filmes que marcam e que com certeza veremos referências futuras, dentro ou fora das telonas.

    SORO: fotografia; atuações; roteiro, produção; direção; maquiagem; figurino; som.

    VENENO: Kevin Bacon pouco explorado.

    NOTA (0 a 5): 4
    ****

    Curtir

  8. Avatar de jeff

    Ah, gostei muito mais que você, Alex. Até agora é um dos melhores do ano, o que eu nunca pensei em dizer se tratando de um filme do Howard. hehe Mas tudo é muito bom, destaco principalmente as atuações [Sheen e Langella soberbos! e a edição. Dei nota 9.

    []s!

    Curtir

  9. Avatar de Wally

    Acho que Howard poderia ter ido além em certas cenas, mas sua direção é focada, o roteiro instigante e seu elenco, estupendo. Uma obra interesantíssima.

    Nota 8.5

    Curtir

  10. Avatar de Alex Gonçalves

    Pedro, você pareceu aqueles anunciantes de estréias por aqui, com este “conduzido pelo diretor de Anjos e Demônios”, rs.

    Vinícius, eu não acho Ron Howard grande coisa também e o filme de fato é envolvente durante as suas duas horas.

    Robson, também não esperava grande coisa. E no fim não é mesmo, embora tenha superado as baixas expectativas que tinha.

    Pedro, pode me bater, mas acho que o meu preferido do diretor dentro do que ele rodou nos últimos anos é “Desaparecidas”, rs…

    Mayara, concordo, embora eu estivesse aguardando por um filme mais tenso. E obrigado pelo selo. Passarei hoje no Apaixonada por Cinema. Beijos, tudo de bom!

    Diego, eu gosto tanto de filmes políticos como gosto de matemática, rs. Mas o embate dos personagens centrais até que rende. Abraços!

    Anderson, também achei que o personagem de Kevin Bacon é pouco explorado pela narrativa. O ator está ótimo e senti que se melhor trabalhado o seu papel seria tão interessante quanto o de Frost e Nixon.

    Jeff, me lembro que você tinha ficado bem surpreso com o filme na época do Oscar. Também me surpreendi um pouco com que vi, mas ele não é um dos meus prediletos deste ano. Abraços!

    Wally, poderia ter ido mais além mesmo, já que, como mencionei na resenha, o confronto verbal entre os personagens não rende sempre a tensão que imaginava ou esperava.

    Curtir

  11. Avatar de Gustavo H.R.
    Gustavo H.R.

    O conceito minimalista desse filme é intrigante. A ideia de duelos verbais também. Quando sair em BD vou assistir.

    Curtir

  12. Avatar de Alex Gonçalves

    Gustavo, acredito que seja um filme que você deve apreciar. Comente-o quando assistir.

    Curtir

  13. […] “Entre os Muros da Escola” conquistou, sendo na média o melhor filme do mês. “Frost/Nixon” passou raspando, com 82%. Já o cantor Daniel pode aposentar tanto o seu violão quanto as […]

    Curtir

  14. […] Gonçalves CINE RESENHAS Alex Sandro Alves APAIXONADO POR CINEMA Amanda Aouad CINEPIPOCACULT Brenno Bezerra CINEMA COM […]

    Curtir

Deixe um comentário