Atrizes | ActricesNem mesmo o Festival de Cannes, um dos maiores eventos cinematográficos anuais que existe, está imune de cometer vacilos. Isto porque “Atrizes”, drama cômico francês produzido em 2007, foi o grande vencedor da mostra Um Certo Olhar, categoria ao qual o bem comentado “Kynodontas” saiu consagrado neste ano. Trata-se do segundo filme de Valeria Bruni Tedeschi (o primeiro, “Il est plus facile pour un chameau…”, ainda permanece inédito no circuito nacional), que pode ser vista como intérprete em filmes como “O Amor em Cinco Tempos” e “Um Casal Perfeito”, além dos americanos “Um Bom Ano” e “Munique”.

Como protagonista (Valerie também é roteirista e montadora) ela vive Marcelline, uma atriz com aproximadamente quarenta anos que ainda não realizou o seu sonho: o de ser esposa e principalmente mãe. O problema é que ela está naquela idade que começa a dificultar as possibilidades para uma mulher engravidar, conforme orienta sua ginecologista (Souzan Chirazi). O seu estado é tão desesperador que até promessas ela realiza, que é o de trocar a sua fama e fortuna por filho e marido. Como contraponto a esta personagem, “Atrizes” também destaca Nathalie (Noémy Lvovsky), mulher que também se dedica a vida artística e infeliz diante da vida familiar.

“Atrizes” se move a partir de situações tragicômicas, aquelas onde se faz humor diante da infelicidade de seus personagens. Mas um toque sinistro é acrescentado ao argumento, já que aos poucos Marcelline é assombrada por Natalia Petrovna (participação especial de Valeria Golino), que na verdade é a personagem que interpreta na peça de teatro que atualmente trabalha. Só é uma pena que nesta alternância entre drama e humor, real e imaginário, nada suficientemente interessante é extraído, embora seja inegável o talento de Valeria Bruni Tedeschi no que se diz respeito aos posicionamentos de câmeras e a sua feliz decisão referente ao apelo internacional de sua obra através de canções como “I Will Survive” (cantada pelo elenco) e “In The Mood” (com as vozes adoráveis das “The Puppini Sisters“).

Título Original: Actrices
Ano de Produção: 2007
Direção: Valeria Bruni Tedeschi
Elenco: Valeria Bruni Tedeschi, Noémie Lvovsky, Louis Garrel, Mathieu Amalric, Marysa Borini, Maurice Garrel, Bernard Nissile, Olivier Rabourdin, Laetitia Spigarelli, Gilles Cohen, Souzan Chirazi e Valeria Golino.
Cotação: 2 Stars

9 respostas a “Atrizes”

  1. Avatar de Bruno Soares

    Eu já tinha me esquecido desse aí, é ruim mesmo é?

    Curtir

  2. Avatar de Ciro

    Não fiquei muito animado pra ver. Será que é tão ruim assim?

    Abraços!

    Curtir

  3. Avatar de Mayara Bastos

    Outro filme que também estava nos cinemas de arte por aqui, mas não fiquei animada para conferir…

    Beijos e tenha uma ótima semana! ;)

    Curtir

  4. Avatar de Alex Gonçalves

    Bruno, pelo comentário e nota você já terá uma ideia da dimensão da coisa.

    Ciro, a mesma resposta que o Bruno, rs. Abraços.

    Mayara, esse daqui não deveria nem ter passado pelo circuito alternativo. O lançamento direto em vídeo seria o destino adequado. Beijos.

    Curtir

  5. Avatar de Dewonny

    Já conhecia esse, mas tenho muita curiosidade!
    Abs! Diego!

    Curtir

  6. Avatar de Dewonny

    Já conhecia esse, mas “ñ” tenho muita curiosidade!
    Ps.: Faltou o “ñ”..rs..
    Abs! Diego!

    Curtir

  7. Avatar de Dewonny

    Detestei esse “Dançando no Escuro”, eita troço ruim, a tal de Bjork (q como cantora já acho uma bosta – eita vozinha irritante da infeliz..rs..), aparece péssima no filme, destruindo qualquer pretensão do msm, nossa, odeio esse filme com todas minhas forças..rsrs..pra mim, é o pior musical de todos os tempos. nota 2.0!
    Abs! Diego!

    Curtir

  8. Avatar de Dewonny

    Vixi, tá zuado hj pra comentar no teu blog, esse coment acima é pro post seguinte, desconsidere, se der, apague!
    Abs! Diego!

    Curtir

  9. Avatar de Alex Gonçalves

    Diego, tomou algumas cervejas no dia 23, é? Brincadeira! Enfim, “Atrizes” não é um filme que deve ser visto com pressa. Assista quando tiver vontade.

    Curtir

Deixe um comentário