Quando um filme é produzido com aquelas pretensões de fazer bonito na lista de indicados a uma edição do Oscar todo mundo fica atento a cada fase de filmagem até o seu lançamento. O problema é quando as expectativas se frustram. No último ano não houve melhor exemplo de mau êxito do que o novo trabalho da cineasta indiana Mira Nair. Tendo trabalhado em muitas ocasiões com investidores americanos em títulos como “Tudo Por Um Sonho” e “Feira das Vaidades”, “Amelia” estava assegurando ao menos uma nova indicação ao Oscar para a notável atriz Hilary Swank. Não foi o que aconteceu. No entanto, o seu fracasso é totalmente injusto.
Antes de ser incorporada por Hilary Swank, a aviadora Amelia Earhart ganhou vida em outros filmes por duas atrizes bem famosas. Em 1994, a produção televisiva “A Rainha do Ar” trazia Diane Keaton vivendo esta grande figura histórica. Com uma verve mais cômica, a adorável Amy Adams a fez em “Uma Noite no Museu 2“. Amelia Earhart também foi lembrada em outras produções pouco vistas e a produção de Mira Nair vinha como uma representação definitiva desta mulher, a primeira a voar sozinha sobre o oceano Atlântico. Casou-se com o publicitário George Putnam (no filme vivido por Richard Gere), mas não deixou de lado o seu sonho ousado de atingir novos limites nas alturas.
Mesmo que derrape sempre ao retratar o caso de Amelia com Gene Vidal (Ewan McGregor), aviador pai do escritor americano Gore Vidal, “Amelia” é uma produção de primeira. Além da impecável reconstituição de época representada por um maginífico guarda-roupa assinado por Kasia Walicka-Maimone, direção de arte de Nigel Churcher e fotografia de Stuart Dryburgh (indicado ao Oscar por “O Piano”), “Amelia” também apresenta sequências contemplativas magníficas. Com tudo isso, o seu grande trunfo se encontra mesmo na respeitável criação de personagem. Sendo uma mulher a frente de seu tempo, Amelia Earhart se mostra entre as suas aventuras romântica sonhadora, otimista e cheia de garra para enfrentar qualquer obstáculo daquele período. Eis aqui a adaptação de uma biografia digna da heroína que retrata.
Título Original: Amelia
Ano de Produção: 2009
Direção: Mira Nair
Elenco: Hilary Swank, Richard Gere, Ewan McGregor, Christopher Eccleston, Mia Wasikowska, Joe Anderson, Cherry Jones, Aaron Abrams, Dylan Roberts, Scott Yaphe, Tom Fairfoot, William Cuddy, Elizabeth Shepherd e William Cuddy
Cotação: ![]()

[…] This post was mentioned on Twitter by Alex Gonçalves, Blogueiros Cinéfilos. Blogueiros Cinéfilos said: Cine Resenhas: Amelia http://bit.ly/daNu10 […]
CurtirCurtir
Se encontra comigo há tempos e não tive coragem/vontade de ver.
CurtirCurtir
* Robson. Por que o desânimo? Com uma equipe dessa envolvida em um filme somada a fascinante história real eu não demoraria para assistir.
CurtirCurtir
[…] FIGURINO “Amelia“ “As Múmias do Faraó“ “Alice no País das Maravilhas“ […]
CurtirCurtir
[…] indicados: “A Caixa“ | “As Múmias do Faraó“ | “Amelia“ | “O Pequeno […]
CurtirCurtir
[…] indicados: “A Estrada“ | “Amelia“ | “Guerra ao Terror“ | “Preciosa – Uma História de […]
CurtirCurtir
[…] indicados: “Amelia“ | “As Múmias do Faraó“ | “Nine“ | “O Brilho de Uma […]
CurtirCurtir