Antes de voltar atrás com a sua confirmação de aposentadoria precoce, Steven Soderbergh anunciou ao menos meia dúzia de projetos que seriam filmados antes de abandonar a carreira de diretor de cinema. Dois deles se destacavam: “Confissões de Uma Garota de Programa” e “A Toda Prova”. A razão? Em ambos ele daria o papel de protagonista para duas mulheres inexperientes como atriz. Em “Confissões de Uma Garota de Programa” a escolhida foi Sasha Grey, jovem estrela do cinema pornô. Em “A Toda Prova” é a lutadora de MMA Gina Carano que está à frente do elenco de peso. A escalação arriscada poderia comprometer, mas é o que garante autenticidade a “A Toda Prova”.
Gina Carano vive Mallory Kane, uma agente que realiza trabalhos extremamente secretos para Kenneth (Ewan McGregor), chefe de uma organização governamental. Em uma missão recente, Mallory libertou o jornalista chinês Jiang (Anthony Brandon Wong), sequestrado em Barcelona. Ao descobrir o cadáver de Jiang em nova missão em Dublin com o agente britânico Paul (Michael Fassbender), Mallory se depara com uma armadilha preparada para ela. Mais do que escapar viva, Mallory pretende conhecer as motivações por trás dessa emboscada e se vingar de todos os envolvidos.
Dono de uma filmografia preenchida por obras frustrantes, Steven Soderbergh não apenas assina a direção, mas usa pseudônimos ao se responsabilizar também pela direção de fotografia e montagem de “A Toda Prova”. A diferença aqui é que os problemas não devem ser associados apenas a Soderbergh. Pelo contrário, pois “A Toda Prova” tem uma montagem que alterna passado e presente com dinamismo e locações perfeitamente fotografadas. Já as sequências de ação é outro espetáculo à parte, todas de um realismo empolgante e que oferecem à Gina Carano a grande oportunidade de mostrar serviço naquilo em que é melhor. O que faz de “A Toda Prova” um entretenimento apenas razoável é o roteiro pouco inspirado de Lem Dobbs, um mero detalhe diante da técnica apurada apresentada por Soderbergh. Quanto mais o filme avança, menor é o interesse em desvendar a espiral que envolve Mallory.
Título Original: Haywire
Ano de Produção: 2011
Direção: Steven Soderbergh
Roteiro: Lem Dobbs
Elenco: Gina Carano, Ewan McGregor, Michael Douglas, Antonio Banderas, Michael Angarano, Channing Tatum, Michael Fassbender, Julian Alcaraz, Eddie J. Fernandez, Aaron Cohen, Anthony Brandon Wong, Maximino Arciniega, Mathieu Kassovitz e Bill Paxton
Cotação: ![]()
Deixe um comentário