Skip to content

Resenha Crítica | Magical Girl, A Garota de Fogo (2014)

Magical Girl, A Garota de Fogo (Magical Girl)

Magical Girl, de Carlos Vermut

.:: 39ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo ::.

Com apenas 35 anos, o espanhol Carlos Vermut até então era reconhecido como ilustrador e autor premiado de graphic novels. Desde 2009, estudou uma mudança de carreira com a realização dos curtas “Michirones”, “Maquetas” e “Don Pepe Popi”, bem como o longa “Diamond Flash”. Se não obteve com eles grande visibilidade, Carlos Vermut consegue com “Magical Girl, A Garota de Fogo” provar o extremo domínio que possui da linguagem cinematográfica.

Neste thriller recheado de reações desconcertantes, quando não extremas, há tudo que dignifica um grande filme. Desde o princípio, Carlos Vermut estabelece uma relação de cumplicidade com o público ao confiar em sua inteligência. Portanto, em “Magical Girl, A Garota de Fogo”, nós vemos o que é preciso ser visto, enquanto as lacunas são preenchidas com a imaginação que esse quebra-cabeça propõe.

Temos aqui três protagonistas, cada um dominando um dos atos. Aparentemente desconexa, a primeira cena de “Magical Girl, A Garota de Fogo” traz a pequena Bárbara (Marina Andruix) pregando uma peça em seu professor, Damián (José Sacristán). Guarde este momento na memória, pois acompanhamos outro período em que ele será crucial para os minutos finais.

A seguir, acompanhamos o drama de Luis (Luis Bermejo), um professor desempregado de literatura obstinado em realizar os últimos desejos de Alicia (Lucía Pollán), sua filha de 12 anos com leucemia. Os livros vendidos em um sebo não são o suficiente para Luis arrecadar uma boa quantia e comprar o figurino de Yuriko, a protagonista do anime “Magic Girl” a qual Alicia é uma grande admiradora.

As necessidades de Luis se cruzam com a instabilidade de uma já madura Bárbara (Bárbara Lennie, extraordinária e assustadora), que passa os seus dias trancafiada no apartamento de seu marido rico e insensível Alfredo (Israel Elejalde). Uma relação sexual entre os dois dá vazão a uma interação movida por chantagens, depravações e um acerto de contas com um personagem que mudará o rumo de tudo.

Carlos Vermut adota a estrutura de fragmentos para o seu roteiro, sem que necessariamente intervenha na cronologia dos acontecimentos. Isso garante interesse a “Magical Girl, A Garota de Fogo”, que amplia o interesse pela antecipação de ações e que vai além das expectativas não somente com o clímax explosivo, como também com uma conclusão sarcástica que fecha de forma circular este que talvez seja o melhor filme exibido na 39ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo.

5 Comments

  1. Cláudia Cláudia

    um minuto atrás
    Os aspectos técnicos foram muito bem analisados. Acrescentaria, porém, uma análise da perspectiva misógina que perpassa o filme inteiro. Não é um detalhe. É reinante. É o tom que impera ao longo de toda a trama. Não há arte que justifique o menosprezo à mulher reinante em quase todas as cenas. Não mencionar esse aspecto temeroso do filme, poderia ser interpretado com pactuação com essa visão misógina de mundo.

    • Olá. Cláudia. Não faço menção a esse aspecto no filme porque penso que ele não existe. Agora, poderíamos discutir se a personalidade instável de Bárbara vem como a consequência do tratamento que as figuras masculinas conferiram durante a sua vida. Algumas são claras, como o papel de “esposa troféu” que ela parece representar para o marido. Outros vão depender de como preenchemos as lacunas. Fora desse campo, eu realmente não julgo que o filme denegrine a mulher ou que deva ser classificado como misógino, ainda mais por nenhum personagem central estar isento da espiral de perdas e danos que ganha as formas de um quebra-cabeça.
      Saudações!

  2. Johnny Menacci Johnny Menacci

    Que filme é esse??? Gente!!! Somente Almodóvar em fase mais criativa seria capaz de fazer tal obra de arte como é esse longa espanhol. Inquietante, desconcertante, apaixonante!!! Sem dúvida é um dos melhores filmes de 2016!!!

  3. Assisti e fiquei
    pasma!! instigante, misteriosoe com belissima fotografia e excelentes atores!!!!Ficou com gosto de quero mais informaçoes!!!!

Follow

Get every new post on this blog delivered to your Inbox.

Join other followers:

%d blogueiros gostam disto: