Skip to content

Resenha Crítica | Nos Bastidores da Fama (2014)

Nos Bastidores da Fama (Beyond the Lights)

Beyond the Lights, de Gina Prince-Bythewood

A regularidade da carreira de um astro da música pop costuma se dissipar por uma série de fatores particulares que vão “além das luzes” da fama. São inúmeros os modelos reais de personalidades que se desequilibraram ao administrarem o talento com as pressões familiares e do público para cumprirem com as expectativas pretendidas.

Diretora de sucessos como “Além dos Limites” e “A Vida Secreta das Abelhas”, a americana Gina Prince-Bythewood tece um olhar perspicaz desse cenário em “Nos Bastidores da Fama”. Isso porque a trajetória da jovem Noni (Gugu Mbatha-Raw) condiz com aquilo que algumas estrelas contemporâneas traçaram.

Desde pequena, Noni é pressionada por sua mãe Macy (a ótima Minnie Driver) a sempre ser a melhor naquilo que faz. Não é um conselho para superar os obstáculos da vida, mas sim de pisotear o que a impedir de atingir o topo, seja um troféu de segundo lugar, seja o prenúncio de uma fragilidade emocional.

Ao se ver literalmente à beira do precipício, um policial honesto, Kaz (Nate Parker), a salva. A ação de heroísmo ganha a mídia imediatamente e logo Noni o insere em declarações e aparições públicas. No entanto, Kaz não tem qualquer interesse por essa visibilidade, o que faz Noni repensar a influência maternal sobre os seus passos e como aquilo que ela produz não condiz com aquilo que verdadeiramente é.

Há em “Nos Bastidores da Fama” momentos francos e a música exerce um protagonismo especial na narrativa, com canções que refletem cada um dos anseios sentidos na pele por Noni. Ainda assim, é Gugu Mbatha-Raw a alma do filme, sendo uma grande revelação ao dar conta de todas as dimensões exigidas pelo papel, incluindo a postura como popstar e o desafio de dar a própria voz nas sequências musicais. Nasce uma estrela.

Be First to Comment

Follow

Get every new post on this blog delivered to your Inbox.

Join other followers:

%d blogueiros gostam disto: