Skip to content

Antes da Meia-Noite

Antes da Meia-Noite | Before Midnight

Não houve surpresa quando vários portais de cinema divulgaram a primeira foto oficial de “Antes da Meia-Noite”. Vale relembrar: sem aviso prévio, o cineasta Richard Linklater, o ator Ethan Hawke e a atriz Julie Delpy estavam na Grécia para rodarem o terceiro filme sobre o casal Jesse e Celine. Era uma sequência filmada em segredo e que só foi anunciada justamente quando vimos a imagem de Jesse e Celine nos dias atuais.

O espectador que viu “Antes do Pôr-do-Sol”, que dá sequência ao original “Antes do Amanhecer”, já imaginava que seria uma questão de nove ou dez anos até que um novo filme surgisse para fechar uma trilogia. Os eventos em Paris também imploravam por respostas. Afinal, teria Jesse ficado com Celine após abandonar aquele voo programado?

Ao início de “Antes da Meia-Noite”, temos ciência da decisão tomada por Jesse, pois os primeiros minutos exploram sua alongada despedida com Hank (Seamus Davey-Fitzpatrick), filho que vive nos Estados Unidos com sua primeira esposa, de quem, por sua vez, se divorciou para casar com Celine. Aparentemente, está tudo muito bem na vida do casal. Jesse evoluiu na carreira de escritor e Celine dedica o seu tempo cuidando de suas filhas gêmeas, Ella e Nina (Jennifer e Charlotte Prior).

Em férias na Grécia, o casal encontra a oportunidade de viver uma calmaria temporária após tantos anos driblando os problemas para manter uma família. Passeios e conversas com amigos em mesas para refeições denotam que algo não vai tão bem, no entanto. Para preservarem o amor que um tem pelo outro, houve muitas abdicações. Jesse lamenta a distância que o afasta de Hank enquanto Celine afirma que sua vida profissional estagnou ao exercer o papel de mãe e esposa em tempo integral.

Se em “Antes do Amanhecer” Linklater, Hawke e Delpy retrataram com maestria a atração entre dois jovens desconhecidos e em “Antes do Pôr-do-Sol” foram críveis ao encenarem o reencontro entre eles quase uma década depois, em “Antes da Meia-noite” as coisas não seriam diferentes. Divididas em longos takes, as discussões exibem Jesse e Celine em plena meia-idade compartilhando intimidades que espelham as indecisões sobre escolhas tomadas ao longo da vida. Afasta-se assim do tom fabular vislumbrado nos romances e permanece o choque de realidade. É exatamente por isso que o desejo de reencontrarmos Jesse e Celine daqui a dez anos é tão forte quando sobem os créditos finais de “Antes da Meia-Noite”.

Before Midnight, 2013 | Dirigido por Richard Linklater | Roteiro de Ethan Hawke,Julie Delpy e Richard Linklater | Elenco: Ethan Hawke, Julie Delpy, Seamus Davey-Fitzpatrick, Seamus Davey-Fitzpatrick, Jennifer Prior, Charlotte Prior, Xenia Kalogeropoulou, Walter Lassally, Ariane Labed, Yiannis Papadopoulos, Athina Rachel Tsangari e Panos Koroni | Distribuidora: Diamond Films/Paris Filmes

3 Comments

  1. […] Se em “Antes do Amanhecer” Linklater, Hawke e Delpy retrataram com maestria a atração entre dois jovens desconhecidos e em “Antes do Pôr-do-Sol” foram críveis ao encenarem o reencontro entre eles quase uma década depois, em “Antes da Meia-noite” as coisas não seriam diferentes. Divididas em longos takes, as discussões exibem Jesse e Celine em plena meia-idade compartilhando intimidades que espelham as indecisões sobre escolhas tomadas ao longo da vida. Afasta-se assim do tom fabular vislumbrado nos romances e permanece o choque de realidade. É exatamente por isso que o desejo de reencontrarmos Jesse e Celine daqui a dez anos é tão forte quando sobem os créditos finais de “Antes da Meia-Noite”. + […]

  2. […] May Marlene, de Sean Durkin 06. [82%] Cesar Deve Morrer, de Paolo e Vittorio Taviani 07. [81%] Antes da Meia-noite, de Richard Linklater 08. [81%] Elena, de Petra Costa 09. [80%] Spring Breakers – Garotas […]

Follow

Get every new post on this blog delivered to your Inbox.

Join other followers:

%d blogueiros gostam disto: