Skip to content

Universidade Monstros

Universidade Monstros | Monsters University

Embora quase tenha chegado lá com “Ratatouille” e “Up – altas Aventuras“, a Pixar nunca conseguiu se superar desde o momento que lançou o excelente “Monstros S.A.”. A animação em longa-metragem não representou um salto do estúdio apenas em termos técnicos, mas também o confirmou como uma fábrica de histórias para crianças e adultos. Após doze anos, temos “Universidade Monstros” e a pergunta que formulamos automaticamente é “Pra quê?”.

Entre tantas preciosidades em “Monstros S.A.”, a conclusão foi a maior delas. Afinal, a possibilidade de reencontro entre Boo (voz de Mary Gibbs) e Sullivan (John Goodman), bem como a superação do medo que deveria separar esses dois seres de características distintas, é definitivamente um dos mais comoventes no gênero. E aí entra o primeiro acerto de “Universidade Monstros”, pois o filme não é uma continuação direta de “Monstros S.A.”, mas um prequel. Outra bola dentro na história escrita e dirigida por Dan Scanlon está em não depender de “Monstros S.A.”. “Universidade Monstros” é outro momento, tem outra personalidade.

Como o título antecipa, somos apresentados aos jovens Mike (Billy Cristal) e Sullivan, dois monstros opostos que serão obrigados a unirem forças para concluírem a graduação. O universo que eles habitam necessita do medo das crianças, que é convertido em cargas de energia que mantém tudo em funcionamento. Claro que para assustar os pequenos indefesos no meio da noite é preciso muita prática, algo que eles aprenderão na marra devido ao pulso forte da diretora Dean Hardscrabble (Helen Mirren).

Por narrar eventos que antecipam todos aqueles já vistos em “Monstros S.A.”, é natural que “Universidade Monstros” perca alguns pontos em termos de maturidade. Não é um problema, pois os personagens secundários são adoráveis e a velha moral de amigos que descobrem os seus diferenciais é explorada com bastante frescor, especialmente em uma conclusão embalada pela música contagiante de Randy Newman que apresenta o processo de evolução de Mike e Sullivan até se tornarem aqueles personagens cheios de convicção em “Monstros S.A.”.

Monsters University, 2013 | Dirigido por Dan Scanlon | Roteiro de Dan Scanlon, Daniel Gerson e Robert L. Baird | Vozes de Billy Crystal, John Goodman, Steve Buscemi, Helen Mirren, Peter Sohn, Joel Murray, Sean Hayes, Dave Foley, Charlie Day, Alfred Molina, Tyler Labine, Nathan Fillion, Aubrey Plaza, Bobby Moynihan, Julia Sweeney, Bonnie Hunt, John Krasinski, Bill Hader, Beth Behrs, Bob Peterson e John Ratzenberger | Distribuidora: Disney

3 Comments

  1. Pra mim, esse é um filme muito irregular, apesar de alguns momentos bem inspiradores. Achei uma prequel desnecessária.

    • Kamila, fiquei com muito medo do filme, pois “Monstros S.A.” é minha animação em longa-metragem favorita. De qualquer modo, adorei o filme, é uma boa história de origem.

  2. Sara Sara

    Bom filme, porém não chega aos pés do primeiro filme, principalmente por não ter a boo .. recomendo!

Follow

Get every new post on this blog delivered to your Inbox.

Join other followers:

%d blogueiros gostam disto: