Skip to content

Os 10 Filmes Mais Aguardados de 2016

Bridget Jones's Baby

O Bebê de Bridget Jones | Bridget Jones’s Baby | dir. Sharon Maguire | IMDb
Estreia: 16 de setembro (Reino Unido)

Exemplo raro na ficção, Helen Fielding conseguiu o feito de construir uma protagonista que carrega todas as imperfeições de uma mulher estagnada na vida decidida em por em ação todos aqueles planos que sempre prorrogamos, como fazer dieta e parar definitivamente de fumar. O retorno de Bridget Jones vem 12 anos após “No Limite da Razão”, trazendo de volta a sua intérprete Renée Zellweger, desaparecida desde “A Minha Canção de Amor”, de 2010.

.

Certain Women

Certain Women | dir. Kelly Reichardt | IMDb
Estreia: a definir – première no Festival de Sundance em 24 de janeiro

Em atividade desde 1994, Kelly Reichardt veio obter reconhecimento no cinema independente americano apenas em 2008 ao estabelecer uma parceria singular com Michelle Williams a partir de “Wendy and Lucy” e continuada com “Meek’s Cutoff” e agora com “Certain Women”. Contando ainda com Kristen Stewart e Laura Dern no elenco de apoio, Reichardt tem tudo para voltar a provar que é hoje uma das vozes femininas mais interessantes a ser ouvida por meio de uma história de mulheres que habitam um cidadezinha perdida no tempo.

.

Christine

Christine | dir. Antonio Campos | IMDb
Estreia: a definir – première no Festival de Sundance em 23 de janeiro

Interessados pela pesquisa sobre grandes tragédias televisionadas provavelmente acharão familiar o nome da jornalista Christine Chubbuck. Para aqueles que não a conhecem, revelar as causas que interromperam a sua existência seria o maior spoiler de “Christine”, terceiro longa-metragem do nova-iorquino Antonio Campos. Deprimida e em desacordo com as novas políticas adotadas para o seu programa Suncoast Digest, Christine protagonizou um episódio que só agora ganha a ficção. Atriz subestimada, Rebecca Hall recebe aqui a chance de ouro para finalmente brilhar no circuito de premiações.

.

Elle

Elle | dir. Paul Verhoeven | IMDb
Estreia: 21 de setembro (França)

Há diretores veteranos tão exemplares em seu ofício que nos resta lamentar quando eles decidem diminuir o ritmo de trabalho. Paul Verhoeven é um dos maiores dentro desse grupo e a vinda de qualquer filme com a sua assinatura é item obrigatório em qualquer lista de mais aguardados do ano. Mas “Elle” é também uma prova de que o holandês está sempre disposto a se reinventar, trabalhando pela primeira vez em língua francesa com a fantástica Isabelle Huppert como protagonista. A trama, que envolve elementos mais que dominados por Verhoeven (como sexo e assassinato), é baseada no romance “Oh…”, de Philippe Djian, o mesmo de “Betty Blue”.

.

Franz

Franz | dir. François Ozon | IMDb
Estreia: a definir

François Ozon realiza um filme por ano e ainda consegue o feito de investir em gêneros e premissas que lhe são inéditos sem perder em nenhum momento a sua assinatura. O francês só tirou férias em duas ocasiões: entre o seu debut em língua inglesa “Angel” (2006) e o retorno aos filmes pequenos com “Ricky” (2008) e entre o médio “Uma Nova Amiga” e “Franz”, em fase de finalização. Pierre Niney vem fresquinho da consagração como Yves Saint Laurent em uma história que remexe os traumas da Primeira Guerra Mundial ao acompanhar duas pessoas ligadas a um morto.

.

Ghostbusters

As Caça-Fantasmas | Ghostbusters | dir. Paul Feig | IMDb
Estreia: 15 de julho (Brasil)

Desde o estrondoso sucesso de “Missão Madrinha de Casamento”, Paul Feig vem se provando o melhor diretor de comédias nos Estados Unidos. São poucos aqueles que conseguem em cada piada encontrar uma pulsação humana, a identificação com algo verdadeiramente cômico que guarda em si uma motivação dramática. Ter o seu nome ligado a “As Caça-Fantasmas” é tudo o que a franquia de Harold Ramis precisava para ser revitalizada.

.

Love And Friendship

Love and Friendship | dir. Whit Stillman | IMDb
Estreia: a definir – première no Festival de Sundance em 23 de janeiro

Grande revelação do cinema independente noventista, Whit Stillman mergulhou em um hiato que durou nada menos que 13 anos entre “Os Últimos Embalos da Disco” e “Descobrindo o Amor”. Por mais estranho que possa soar, os filmes de Stillman encantam pelo antiquado, sem se ater a temas contemporâneos, aproximando-o de Woody Allen. A  fórmula deve se repetir no romance de época “Love and Friendship”, inspirado na “Lady Susan” de Jane Austen e no qual retoma a parceria com Kate Beckinsale e Chloë Sevigny, as suas protagonistas em “Os Últimos Embalos da Disco”.

.

The Conjuring 2 - The Enfield Poltergeist

Invocação do Mal 2 | The Conjuring 2: The Enfield Poltergeist | dir. James Wan | IMDb
Estreia: 9 de junho (Brasil)

Nem sempre confie quando é propagado que terror X é o mais assustador dos últimos tempos, especialmente se na campanha de marketing constar virais em redes sociais ou registro da reação de uma plateia em exibições-teste. No entanto, há exceções, como “Invocação do Mal“, que realmente cumpriu o que prometeu. Agora encenando o Poltergeist de Enfield, um dos maiores casos de atividades paranormais já registrados, James Wan só faz crescer o desejo da criação de uma franquia cinematográfica sobre o casal Warren.

.

The Handmaid

Agassi | dir. Park Chan-wook | IMDb
Estreia: a definir

Após desembarcar em Hollywood para filmar o excelente “Segredos de Sangue“, o cineasta sul-coreano Park Chan-wook volta a apanhar um material ocidental, mas em sua terra natal. Em “Agassi” (“The Handmaid” em inglês), Chan-wook adapta um romance da britânica Sarah Waters, “Na Ponta dos Dedos”, consagrado pela crítica como uma versão feminina de “Oliver Twist”, obra assinada por Charles Dickens. No entanto, há por trás desse verniz uma trama envolta a trapaças, mistérios e manipulações, elementos que Chan-wook sempre tirou de letra com a sua estética arrebatadora.

.

Wiener-Dog

Wiener-Dog | dir. Todd Solondz | IMDb
Estreia: a definir – première no Festival de Sundance em 22 de janeiro

Bem como Whit Stillman, Todd Solondz despontou nos anos 1990 como um dos cineastas autorais mais importantes do cinema independente americano. Embora trabalhe com maior frequência, cinco anos distanciam “Dark Horse” de “Wiener-Dog”, em que acompanhará brevemente a vida de gente como a gente através da perspectiva de um cachorro. Greta Gerwig, Ellen Burstyn, Julie Delpy, Kieran Culkin, Danny DeVito e o dramaturgo Tracy Letts são os nomes principais do elenco.

One Comment

  1. Cinéfila por Natureza Cinéfila por Natureza

    O meu filme mais aguardado de 2016 é “Silence”, de Martin Scorsese. A história é sensacional!

Follow

Get every new post on this blog delivered to your Inbox.

Join other followers:

%d blogueiros gostam disto: